quarta-feira, 5 de outubro de 2016

O Que é um Voto de Qualidade

Diz Jornal Edição 161
Leia Agora

O Que é um Voto de Qualidade
O que se pode dizer de um vereador atuante e dedicado como fez Bruno Lessa durante este mandato que esta se encerrando. Não são elogios sem consistência e nem propaganda enganosa. É trabalho duro e comprovável. Iniciou o seu primeiro mandato com 21 1nos, e ainda assim, logo de início presidiu a CPI dos transportes e fez um trabalho inédito no Brasil. Quase as totalidades das CPIs de transportes acabam sempre arquivadas, na terminam e sem produzir resultados. O CPI de Niterói gerou um relatório completo onde as principais questões deixaram ser segredos e as empresas tiveram que se movimentar para melhorar as condições nos ônibus de Niterói. Bruno conseguiu extinguir a obrigatoriedade da comprovação digital para idosos nos ônibus, e mais:
Lei 3.103/2014 - Filhos de mulheres vítimas de violência doméstica têm direito de trocar de escola pública, de acordo com a necessidade de mudança de endereço repentina.
Lei 3.151/2015 - Shoppings, centros comerciais e supermercados devem reservar vagas próximas às entradas para gestantes e pessoas com crianças de colo.
Lei 3.224/2016 - Repartições públicas de Niterói devem ter placas em braile para facilitar a vida dos cidadãos com deficiência visual.

A Dança das Cadeiras na Câmara de Niterói
As eleições para vereadores estão na reta final. Em outros pleitos, com menos conflitos e regras eleitorais mais elásticas a renovação possível gira em torno de 30%. Nestas novas regras, considerando o desalento popular, a renovação está muito difícil de ser prevista, com um palpite que não passará de 10%. Esta forma de eleição proporcional ao número de votos da legenda, onde cada partido ou coligação teria, em termos plenos de uma divisão por igual, de aproximadamente 17mil votos para cada cadeira. Inevitavelmente, existirão os votos brancos e nulos que diminuem significativamente estes percentuais. De acordo com analistas especializados, para se eleger um vereador a legenda deverá ter em termos aproximados 13 mil votos. Existe um número absoluto e imutável nesta eleição. São apenas 21 cadeiras, e está encerrada a discussão. A disputa, independente da força das coligações, a distribuição será proporcional a este "número mágico", das 21 e únicas cadeiras.

Prefeito: Definições da Eleição em Niterói
Para quem joga xadrez sabe que é possível prever desfechos de jogadas com certa anterioridade. Para quem sabe ler um tabuleiro político também. É preciso despir-se de paixões e preferências e aceitar a realidade dos fatos, muitas vezes construídos pelos erros dos opositores, mas que levam a configurar situações incontornáveis.
Como é do conhecimento público, nos quase quatro anos últimos, fiz constantes críticas ao modelo de governo do prefeito Rodrigo Neves. Discordei e ainda discordo de certas ações, muito mais na forma de realizar do que da proposta em si.
Entretanto, uma análise profissional e coerente não pode se basear em preferências e simpatias. Embora, por honestidade intelectual devo dizer da minha simpatia pessoal pelo candidato Flávio Serafini, que no meu entender apresentou a mais propositiva plataforma de governo. Mas, aí reside a principal questão. Por coerência e consciência da responsabilidade de um formador de opinião devo guardar distancia das minhas preferências pessoais quando exerço a função de informar, levando aos leitores a verdade limpa e objetiva, ainda que me contrarie. Propostas brilhantes e perfeitas nem sempre são exequíveis. Quem não se lembra da proposta do Rodrigo Neves para transformar o Centro da cidade, - a Operação Consorciada do Centro, - que envolvia inclusive a venda de títulos na Bolsa de Valores, grandes investimentos, empresários, e que transformaria toda área num privilégio para morar, conviver e consumir. O projeto é belíssimo e seria uma maravilha. Mas, a conjuntura econômica, os problemas de garantias legais, de ordem financeira, etc., inviabilizaram o projeto. Seria muito bom, se fosse possível...

Não quer mais receber nossa edições envie um emial para:
criacao.dizjornal@gmail.com




Avast logo

Este email foi escaneado pelo Avast antivírus.
www.avast.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário