terça-feira, 9 de outubro de 2012

Começa a 2ª etapa da campanha “Motociclista Valorize a Vida”

 


Durante blitz educativa na empresa Tecumseh I o prefeito Oswaldo Barba, acompanhado do tenente coronel Jackson Justus, comandante do 38º Batalhão da Policia Militar de São Carlos e do secretário municipal de Transporte e Trânsito, Nilson Carneiro, lançou a 2ª etapa da Campanha Educativa "Motociclista Valorize a Vida" que continua até o final de 2011.

A campanha visa a realização de novas blitz e ações educativas em empresas e ruas da cidade para conscientizar os motociclistas e motoristas de uma maneira geral, além da própria população, sobre o comportamento correto e seguro no trânsito com valorização e preservação da vida.

Nesta nova etapa serão realizadas blitz educativas, com apoio dos agentes de trânsito e Polícia Militar, onde haverá inspeção mecânica das motocicletas, realizadas pela equipe da Novamoto – Honda.

A nova etapa da campanha prevê ainda, cursos de treinamento de pilotagem com segurança, destinado aos motociclistas da cidade (com agendamento de turmas de 20 pessoas) para participarem do treinamento teórico e prático, a ser realizado na concessionária Novamoto.

Na empresa Tecumseh I, dos 902 funcionários, cerca de 20 % utilizam a motocicleta como meio de transporte.

Reconhecendo que a moto hoje é um importante veículo de deslocamento e deve ocupar cada vez maior espaço no trânsito de São Carlos, o prefeito Oswaldo Barba explicou que determinou a Secretaria de Transporte e Trânsito a realização de uma nova etapa da campanha porque a quantidade de acidentes envolvendo motociclistas ainda é muito grande na cidade.

"Nós precisamos evitar novos acidentes envolvendo motociclistas porque geralmente ou levam a morte ou deixam sequelas e não é possível perdermos mais vidas na cidade por falta de respeito à sinalização de trânsito ou desrespeito aos outros motoristas", disse Barba.

Barba lembrou que a campanha tem parceria com a Policia Militar e a iniciativa privada, mas também quer a adesão da população. "Nós viemos aqui na empresa Tecumseh pedir a vocês que se conscientizem e nos ajudem na divulgação do cuidado que a gente deve ter para andar de moto, o objetivo é o de reduzir o número de acidentes e conscientizar as pessoas para que possam respeitar quem anda de carro e quem anda de moto e os dois também devem respeitar o pedestre porque só assim teremos um trânsito mais seguro, humanizado e com maior respeito à vida das pessoas", enfatizou o prefeito.

O tenente coronel Jackson Justus afirma que a parceria entre a Prefeitura e a Policia Militar na orientação dos motoristas e motociclistas vai se estender e tem a expectativa de alcançar principalmente a categoria dos motociclistas que fazem entregas, para quem será formada uma turma específica de treinamento.

"A segunda etapa da campanha de valorização a vida do motociclista também é importante porque agora estamos buscando outra área específica de pessoas, as que trabalham com a moto como atividade comercial. Queremos conscientizar ainda mais essas pessoas porque o índice de acidentes ainda está alto na cidade. Estamos preocupados com a situação de pessoas que estão se ferindo e perdendo a vida de uma maneira desnecessária", disse Justus.

O comandante da Policia Militar a exemplo do prefeito também quer ver a participação da população nas ações educativas.

"Nós gostaríamos que as pessoas que tem moto se conscientizem da sua segurança, respeitem os demais motoristas e vice versa. As pessoas que quiserem colaborar com a campanha com sugestões podem nos procurar, estamos buscando parcerias para envolver toda a comunidade e tentar diminuir ao máximo o número de acidentes", frisou o comandante da Policia Militar.

O engenheiro de segurança da Tecumseh I, Mateus Marino Morasco, ressaltou que a empresa desenvolve uma campanha chamada "Animando Vidas" que busca o bem estar dos funcionários dentro e fora da empresa. "A campanha da Prefeitura de São Carlos se enquadra neste programa da empresa: o cuidado que temos com os nossos funcionários no deslocamento para o trabalho e a volta para casa", ressaltou.

Após o lançamento da 2ª etapa da campanha o prefeito Oswaldo Barba e o secretário municipal de Desenvolvimento Sustentável, Ciência e Tecnologia, Marcos Martinelli, juntamente com o gerente de recursos humanos, Antonio Sasso G. Filho e Armin Konig, diretor industrial, conheceram a linha de produção da empresa.

Frota de veículos – Em São Carlos segundo o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) até junho de 2011 foram registrados 133.273 automóveis. Desta frota 86.651 é composta por veículos em geral e 23.323 por motos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário