domingo, 16 de setembro de 2012

Instrutores de autoescola terão que fazer 'provão', diz ministro

 

Os cerca de 50 mil instrutores de trânsito e examinadores de Detrans do Brasil terão que fazer um provão anual, aos moldes do Enem, que ajudará na avaliação das autoescolas.

 

O Enit (Exame Nacional de Instrutores de Trânsito) e o Enet (Exame Nacional de Examinadores de Trânsito) deverão ser aplicados já em 2013, disse à Folha o ministro das Cidades, Aguinaldo Ribeiro.

 

"Vamos melhorar o nível na base das pessoas que estão ensinando e formando os motoristas. Dar uma nota para começar a qualificar melhor quem está formando nossos motoristas."

 

O ministro disse que o exame ainda está sendo estruturado, mas "logo" será anunciado oficialmente.

 

Os exames são parte de um pacote que o Ministério das Cidades vai lançar durante a Semana Nacional de Trânsito (18 e 25 de setembro), que ganhou o nome de "Parada": Pacto Nacional Pela Redução de Acidentes.

 

Prevê medidas como maior capacitação de instrutores e lançamentos de filmes ligados à temática da redução de acidentes e peças publicitárias. O mote da campanha será "lugar de correr é na pista".

 

Ao contrário de outras campanhas, lançadas durante épocas específicas do ano com maior concentração de acidentes --como o Carnaval--, a ideia é que esta seja permanente, e continue por toda a Década Mundial de Ação pela Segurança no Trânsito (2011/2020), proposta da ONU para redução dos acidentes de trânsito em 50% no mundo, da qual o Brasil é signatário.

 

Em 2010, último dado do Ministério da Saúde disponível, houve 42,8 mil mortos em acidentes de trânsito no país, um recorde histórico.

 

"O problema é incorporar o hábito. Por isso queremos que seja permanente agora. A insistência também ajuda", diz o ministro. Os recursos para a campanha serão incrementados por patrocínios.

 

Anteontem, foi firmado parceria com a Federação Internacional de Automobilismo e o Instituto Emerson Fittipaldi para que a campanha comece a ser divulgada no evento "6 Horas de São Paulo", que ocorre hoje em Interlagos.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário