quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Reuniões para legalização do trabalho dos mototaxistas são realizadas em Divinópolis

Divinópolis | Quarta-feira, 22 de agosto de 2012 - 14h 29
Por: Flaviane Oliveira

Após a criação do grupo de trabalho para elaborar a proposta de legalização do trabalho dos mototaxistas e motofretistas, reuniões estão sendo realizadas para definir o andamento dos processos.


Nesta semana mais uma reunião foi realizada e de acordo com o Secretário de Trânsito, Júlio Valério, as reuniões tem sido realizadas de forma frequente, “Nós nos reunimos na Settrans e os membros da Comissão que tem representantes dos mototaxistas, da polícia, Corpo de Bombeiros, Settrans e nós estamos trabalhando nas informações que estamos colhendo para o cadastro que nós vamos fazer dos mototaxistas. Assim vamos saber quantos são, qual a idade, que tipo de veículo, como ele presta o serviço na cidade, qual a qualidade e então nós estamos fazendo um diagnóstico do serviço de mototaxi na cidade para depois desse diagnóstico a gente ter essas informações e podermos iniciar o trabalho” destacou. Após esse diagnóstico, será traçado um plano para resolver a situação dos mototaxistas e dos motofretistas na cidade.

GRUPO DE TRABALHO


O grupo de trabalho para definir a regulamentação da profissão de motofrete e mototaxi foi criado diante de uma necessidade dos profissionais no município. Após várias discussões quanto a regularização do trabalho desses profissionais em Divinópolis, o grupo de trabalho responsável pela elaboração da proposta de legalização e orientação ao procedimento de pré cadastro dos prestadores de serviço de mototaxi e motofrete foi definido. A medida foi publicada no Diário Oficial dos Municípios Mineiros no início do mês.


O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) estabelece alguns requisitos para o transporte de passageiros e transporte de cargas em motos e até o momento o município ainda não conta com leis que regulamentem esse transporte. Para a criação do grupo que atua na regularização das profissões foi levada em conta a necessidade de elaborar um diagnóstico da situação do serviço e a importância de se elaborar um pré-cadastro dos profissionais que já trabalham na cidade.

 

SEMANA DO TRÂNSITO


Em sequência das ações realizadas pela Década Mundial de Ação pela Segurança no Trânsito, o Conselho Nacional de Trânsito definiu o tema da Semana Nacional de Trânsito (Contran) de 2012. As ações serão desenvolvidas entre os dias 18 e 25 do próximo mês. Levando em conta que dois dos principais fatores que influenciam no crescimento da taxa de mortalidade no trânsito são a relação “comportamento e segurança dos usuários” e o excesso de velocidade, e os relatórios internacionais sobre acidentes de trânsito, o Contran definiu o tema da Semana Nacional de Trânsito 2012 como: “Década Mundial de Ações para a Segurança do Trânsito – 2011/2020: Não exceda a Velocidade, Preserve a Vida”. De acordo com o Contran. o principal foco é a conscientização de jovens entre 18 e 25 anos, considerados o grupo mais vulnerável e de maior exposição ao risco de acidentes de trânsito.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário