segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Fiscalização no uso de sidecar começa na terça, diz Secretário


Share on facebookShare on orkutShare on google_plusone

Share on email


O secretário de Trânsito e Transportes de Uberaba, Ricardo Sarmento, assegura que o adiamento do curso para regulamentação das atividades de motoboy e motofretes – para 2 de fevereiro de 2013 – não tem qualquer relação com a exigência do uso de sidecar ou semirreboques. Nesse sentido, ele garante que a fiscalização do cumprimento da regra começa na terça-feira, dia 7, conforme já foi acordado em reunião com órgãos de segurança pública.

De acordo com Sarmento, o Executivo vai publicar um decreto no início desta semana, onde tratará do tema. O uso do sidecar estará limitado a 13 kg para botijão de gás e a 20 litros de água. O decreto também vai tratar da exigência do cadastramento junto à Settrans dos profissionais que atuam como motofrete e motoboy, que ganharam mais 90 dias de prazo para se regularizarem. Para o exercício da profissão é necessário ter mais de 21 anos de idade e no mínimo dois anos de habilitação para a categoria exigida.

Quem for flagrado na clandestinidade poderá ser multado em R$ 1,5 mil. O Sindicato dos Revendedores de Gás de Uberaba e Região vai encaminhar ofícios à Abraciclo, Inmetro e ao próprio Denatran, relatando os problemas encontrados na legislação. Entre eles, a perda da garantia de fábrica das motos ao instalarem sidecar, além da redução da vida útil do motor desse tipo de veículo, para o transporte de produtos diversos. (RG)

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário