quinta-feira, 14 de junho de 2012

Sindicato relata transporte irregular de amostras de sangue, no ES

 

Sindicato dos motociclistas diz que amostras são carregadas em baús sujos.
Prefeitura informou que transporte de materiais é fiscalizado.

Do G1 ES, com informações da TV Gazeta

Comente agora

Amostras de sangue são transportadas
irregularmente. (Foto: Reprodução / TV Gazeta)

O Sindicato dos Motociclistas Profissionais do Espírito Santo denunciou o transporte irregular de amostras de sangue, durante um protesto feito na manhã desta quarta-feira (13), em Campo Grande, Cariacica, na Grande Vitória.

De acordo com o presidente do sindicato, Alexandro Martins Costa, o material é transportado nos baús. "Nós carregamos amostras de sangue. Os baús ficam imundos, não são preparados para isso. Isso tem que ser transportado com refrigeração, com bolsas de gelo e tudo mais", falou.

A coordenadora da Vigilância Sanitária de Cariacica, Flávia Riegert, informou que não há normas específicas para o transporte de produtos biológicos. "Existe uma consulta pública aberta na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), para regulamentar o serviço, mas não está em vigência. Trabalhamos de forma mais técnica, analisando riscos, mas também utilizamos essa normativa", esclareceu.

Procurada pelo G1, a Secretaria de Estado da Saúde informou que a fiscalização cabe aos municípios. A Prefeitura de Cariacica informou que a Vigilância Sanitária é responsável pela liberação anual de Licença Sanitária para laboratórios e explica que o transporte de materiais é um dos itens observados nesta fiscalização.

Amostras de sangue são transportadas irregularmente, segundo Sindicato dos Motociclistas Profissionais do ES. (Foto: Reprodução / TV Gazeta)

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário