terça-feira, 19 de junho de 2012

Porto Alegre terá aluguel de bicicletas no segundo semestre

 

18/06/2012 11:59:04

 

Foto: Ricardo Stricher/PMPA

 

 

Prefeito José Fortunati participou do passeio com 250 ciclistas

A partir do segundo semestre deste ano, os porto-alegrenses terão acesso a bibicletas de aluguel em 30 pontos da cidade. O novo serviço foi aunciado na manhã deste domingo, 17, pelo prefeito José Fortunati, na largada do Passeio Ciclístico do Bem-Estar, no Parque Farroupilha, promovido pela prefeitura e pela Unimed POA. Cerca de 250 ciclistas participaram da ação para celebrar o uso da bicicleta como atividade física e meio de transporte, com a presença do ex-prefeito de Bogotá Enrique Peñalosa.

 

Conforme explicou o prefeito, o projeto para disponibilizar bicicletas associa-se à construção de ciclovias na Capital no esforço do município de estimular o transporte, com segurança. Até 2014, Porto Alegre terá cerca e 50 quilômetros de ciclovias. "Estamos trabalhando para criar insfraestrutura para que os ciclistas circulem em segurança, estimulando nos cidadãos a cultura do respeito à bicicleta como meio de transporte", disse Fortunati. Na nova proposta, os usuários poderão acessar as bicicletas por meio da liberação por celular e entregá-las em outro dos 29 pontos instalados, a exemplo do que ocorre em cidades como Rio de Janeiro e São Paulo.

 

A estrutura técnica do projeto está formatada pela EPTC. A prefeitura desenvolve agora a avaliação financeira da proposta e está em busca de parceiros para viabilizá-la. De acordo com o diretor-presidente da EPTC, Vanderlei Cappellari, o aluguel será de baixo custo. "O valor do aluguel será simbólico, uma vez que teremos parceiros patrocinando a iniciativa. O objetivo é tornar a bicicleta acessível ao cidadão", explcou Cappellari.

 

Passeio ciclístico - Conhecido mundialmente por estimular o uso da bicicleta, o conferencista do Fronteiras do Pensamento e ex-prefeito de Bogotá, Enrique Peñalosa, participou do passeio ciclístico na Capital. Sobre as soluções em mobilidade urbana para as grandes cidades, defende a priorização das pessoas. "Nos últimos 80 anos, fizemos cidades para os carros. Agora, temos que pensar em espaços qualificados para a circulação das pessoas e das bibicletas", manifestou Peñalosa.

 

Os ciclistas percorreram cerca de sete quilômetros, no trecho que inclui a avenida Setembrina, Túnel da Conceição, Rodoviária, Mauá, Gasômetro, avenida Edvaldo Pereira Paiva, Aureliano de Figueiredo Pinto, Venâncio Aires, rua Santana e retorno ao Parque Farroupilha. O evento teve apoio das secretarias municipais do Esporte e Lazer e do Meio Ambiente, EPTC, Itati, Vonpar, Bike Sul e PoaBikers.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário