quarta-feira, 13 de junho de 2012

Parceria entre Seduc e Detran/PI forma turmas de condutores



segunda, 11 de junho de 2012 • 14:05
Cerca de vinte e cinco alunos da Unidade Escolar Professor José Amável, que participaram do curso teórico-prático do processo de habilitação de condutores em várias escolas estaduais, receberão certificação nesta quarta-feira (13) a partir das 10h. O curso é realizado pela parceria entre Estadual de Educação e Cultura – Seduc e Departamento Estadual de Trânsito do Piauí – Detran.



A escola, situada no bairro São Cristóvão, zona Leste de Teresina, conta na sua grade curricular com disciplinas do curso. As matérias possibilitam que o aluno do ensino médio possa iniciar o processo de obtenção da carteira de motorista sem ter que freqüentar as aulas em um Centro de Formação de Condutores (CFC). A possibilidade dos alunos assistirem às disciplinas de trânsito na própria escola está garantida na resolução 265 do Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN). Para isso, a escola tem que ser credenciada junto ao Detran-PI, que implementa o curso em parceria com a Seduc. Além disso, deve haver o cumprimento de uma carga horária mínima de 90 horas aulas presenciais, que podem ser distribuídas nos três últimos anos ou nos dois últimos.Segundo o diretor do José Amável, Luis Vieira, as aulas ministradas são as mesmas ofertadas nas auto-escolas. "São aulas de legislação de trânsito, direção defensiva, primeiros socorros, proteção ao meio ambiente e noções de funcionamento do veículo. Ao final da atividade extracurricular a escola expede a relação dos alunos que obtiveram freqüência igual ou superior a 75%, conforme exige a resolução, e o certificado, que deve ser autenticado pelo Detran", reforça.


Com o certificado em mãos, os alunos que tiverem interesse em obter a permissão para dirigir devem se dirigir a um posto do órgão para dar início ao processo formal de obtenção da habilitação, desde que preencham todos os requisitos exigidos no artigo 140 do Código de Trânsito Brasileiro.PioneirismoO Piauí é um dos poucos estados brasileiros que implementou a resolução 265. Numa primeira etapa da implantação do projeto, a Escola Piauiense de Trânsito (EPT) formou 106 professores da rede pública em todo o Estado, com o curso de instrutor de Trânsito e em seguida fez a complementação para examinador de trânsito, com os mesmos professores.Fonte: Ascom SEDUC-PI
Enviado via iPad

Nenhum comentário:

Postar um comentário