sexta-feira, 1 de junho de 2012

Mototaxista que conduz passageiro sem capacete pode pagar multa de R$ 191

Andar de mototaxi em Camaçari é uma alternativa encontrada pela população para fugir do aperto dos coletivos e do congestionamento no trânsito, que já começa a ficar complicado no município por conta do grande número de carros na rua.

Embora o uso de motocicletas ofereça mais agilidade para quem tem pressa, o veículo é campeão no ranking de acidentes e proporciona sérios riscos a quem dispensa o uso do capacete. Mesmo assim, muita gente insiste em sentar na garupa e não colocar o capacete.

Foto: Divulgação.O mototaxista Cleriston dos Santos trabalha há um ano e afirma o desdém dos clientes quanto ao uso do capacete.

Não sei o que é que eles pensam, mas muitos resistem a usar o capacete. Muitos até dizem que não vai usar e que eu posso ficar tranquilo porque são parentes ou amigos de policiaisCleriston

No caso das mulheres o problema é ainda maior. Tatiane Queiroz, moradora da Gleba E, precisa utilizar mototaxi quase que diariamente, mas nunca coloca o capacete completo na cabeça. “Eu só uso porque não tem outro jeito. Imagine, se eu colocar direito vou chegar no trabalho com o cabelo todo despenteado , parecendo uma bruxa”, riu.

Para os homens, a preocupação com o cabelo é quase que inexistente, mas a ousadia é maior. Fabrício da Silva Monteiro, estudante de ciências contábeis, não gosta de usar o capacete. “Não gosta, me incomoda muito. Tem vezes que eu pego a moto de uma amigo ou de meu irmão e saio sem capacete. Todo mundo em minha casa reclama, mas eu não me acostumo”, revela.

O coordenador da Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran) de Camaçari, Antônio Ferreira Júnior, faz um alerta para o mototaxista que for pego levando um passageiro sem capacete. “O mototaxista pode ser enquadrado no artigo 244 do Código Nacional de Trânsito, é quando se conduz uma motocicleta sem capacete. É considerada uma infração gravíssima e o condutor poderá pagar até R$ 191 de multa”, ressalta.

Por Henrique da Mata

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário