terça-feira, 19 de junho de 2012

Campanha da Abramet alerta para o risco de enviar SMS no trânsito

 

Conscientização18/06/2012 | 16h23

Campanha da Abramet alerta para o risco de enviar SMS no trânsito

Vídeo que circula na internet quer mostrar os perigos da falta de atenção

Assista o vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=IHK5oIqILKg&feature=player_embedded

Diminuir fonteAumentar fonte

Luísa Medeiros

luisa.medeiros@zerohora.com.br

Um vídeo com imagens de acidentes de trânsito e, ao fundo, uma criança cantando as letras do alfabeto. Ao fim, a mensagem "Uma letra é o suficiente. Ao dirigir, não envie SMS." É com esse impacto que a Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (Abramet) pretende conscientizar motoristas dos perigos de utilizar o telefone celular para enviar mensagens de texto (SMS) enquanto se dirige.

A campanha foi lançada nesta segunda-feira (18), impulsionada por números preocupantes. Estatísticas da instituição mostram que 80% dos motoristas utilizam o celular ou outras tecnologias que tiram o foco da direção veicular.

— Para dirigir, a pessoa precisa de atenção, concentração, vigília, raciocínio rápido e respostas motoras rápidas. Equipamentos como o telefone celular prejudicam em muitos fatores — alerta o chefe do departamento de medicina de tráfego operacional da Abramet, Dirceu Rodrigues Alves Júnior.

E, se falar ao telefone já é perigoso, digitar mensagens de texto é ainda pior pois exige que o condutor disponibilize atenção visual ao aparelho diversas vezes, diz Alves.

— Quando está digitando, o motorista perde a visão frontal do carro e dos 360 graus ao seu redor. Passa a ter uma visão tubular, lá na frente, mas sua atenção maior é no visor do aparelho. Se precisar de uma reposta imediata como pisar no freio, por exemplo, não vai conseguir — avisa.

Uma boa maneira de perceber isso, conta o especialista, é que depois de terminar um bate-papo, o motorista não conseguirá narrar os lugares que passou, qual a sinalização para o carro ou as características dos pedestres. A expectativa de uma resposta também continua distraindo o motorista após o envio do SMS. O indicado pela Abramet, portanto, é desligar qualquer aparelho eletrônico quando assumir a direção de um carro:

— O celular só deve ser utilizado quando o carro for parado definitivamente, estacionado e com o motor desligado.

Além de um perigo para o motorista, utilizar o celular enquanto dirige é uma infração de trânsito — que gera multa de R$ 85,13 e 4 pontos na carteira de habilitação. O vídeo está disponível no site da associação e no canal oficial da instituição no Youtube.

Perigos do uso de SMS no trânsito
— Distração visual: ao digitar, o motorista deixa de olhar para a estrada e perde visão periférica
— Distração cognitiva: a atenção do motorista se volta para o celular, ficando completamente desconectado do trânsito, diminuindo a rapidez de resposta
— Distração física: as mãos do motorista, que deveriam estar disponíveis para o volante e câmbio de marchas ficam ocupadas com o aparelho, prejudicando uma ação rápida, se necessário

ZERO HORA

Nenhum comentário:

Postar um comentário