segunda-feira, 14 de maio de 2012

Mototaxistas podem ganhar linha de crédito especial

Samuel Nunes
Repórter

Em contato com O Norte na manhã de ontem, 10, o coordenador geral de convênios e Parcerias do Sindicato dos Mototaxistas,Motoboys-( pequenas encomendas) e MotoFrentistas- (carretinhas para fazer transporte) de Montes Claros, Carlos Coelho já estão adiantadas as negociações políticas visando conseguir linhas de crédito especial para a aquisição de motocicletas. Ele explica que no projeto, os bancos, Caixa Econômica Federal, Banco do Nordeste e do Brasil, seriam os financiadores das motos, mas que parte do valor seria subsidiado. De acordo com Carlos Coelho o projeto já ganhou a simpatia de diversos parlamentares e a esperança é de que a presidente Dilma Rousseff possa aprová-lo, garantindo assim, os empregos de muitos mototaxistas não só de Montes Claros, como em todo o Brasil.

- As linhas de créditos hoje quase não existem para aquisição de motos, uma vez que os bancos particulares apertaram os cintos, criando uma dificuldade na liberação de crédito para que o cidadão que quer adquirir sua moto 0 km. O movimento chamado Minha moto, meu trabalho, está sendo divulgado em Brasília. A ideia é uma linha de crédito subsidiada pelo governo federal, nos moldes do programa Minha Casa, Minha Vida, para que o mototaxista, motofrentista e motoboys, devidamente cadastrados no Sindicato, possam ter essa ajuda para comprar seu instrumento de trabalho, explica.


Benefícios

De acordo com Carlos Coelho, há atualmente em Montes Claros, cerca de 10 mil mototaxistas, demonstração clara de que a economia brasileira trafega por quatro rodas e nos grandes centros parte dessa economia também trafega sobre duas rodas. Coelho observa que o sindicato tem trabalhado diuturnamente para a regulamentação da profissão no município. Ele salienta ainda, que a expectativa é de que esta regulamentação aconteça já a partir de 2013.

- Temos trabalhado na busca de benefícios para a categoria e até o final de junho o sindicato estará mobilizando a categoria para sua padronização, através do uso de coletes com os dizeres Sou um mototaxista legal.

Outra novidade, segundo Carlos Coelho, é que o Sindmoto estará apresentando aos mototaxistas, ainda neste mês de maio, uma cartilha com convênios com mais de 25 estabelecimentos , que garantirão à categoria descontos especiais em lojas, farmácias, clubes sociais, postos de gasolina, clínica médica e odontologia, academias de ginásticas, assessoria DPVAT, lojas de materiais esportivos, casas de peças e acessórios para motos. E todos os convênios serão estendidos aos dependentes dos trabalhadores.

- Devido alguns incidentes envolvendo mototaxistas, bem como uma pesquisa com os usuários de mototaxi em Montes Claros, uma ampla campanha será desenvolvida com o tema Sou mototaxista Legal, com os nossos associados utilizando coletes padronizados, crachás com identificação do mototaxista, ponto ou agência onde o mesmo trabalha. Isso se faz por iniciativa dos próprios usuários, que solicitaram do sindicato uma campanha desse tipo, para dar mais segurança aos mesmos. Os coletes já estão sendo providenciados e pontos distribuição serão instalados nas micros-regiões, afirma.

Para mais informações: (38) 3215- 9984

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário