quinta-feira, 12 de abril de 2012

SMTT e Detran capacitam 60 mototaxistas em curso na CDL

 

 

Curso acontece na CDL de Cruz das Almas

Iniciou na última segunda-feira (9/4), na CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas), o Curso de Capacitação Profissional para Condutor de Mototaxi. A capacitação é realizada pela Superintendência Municipal de Trânsito (SMTT) e Transporte, em parceria com a Escola Pública de Trânsito, do DETRAN. As aulas encerram neste sábado (14/4).

O curso é obrigatório e propõe regulamentar a atuação dos profissionais em transporte de pessoas, de acordo com a Resolução do CONTRAN (Conselho Nacional de Trânsito) nº 356, que estabelece requisitos mínimos de segurança para o transporte remunerado de passageiros (mototaxi) e a Lei 12.009/2009, que regulamenta o exercício desses profissionais.

Durante a semana, os 60 mototaxistas têm aulas de noções básicas de legislação, ética e cidadania, segurança e saúde, gestão de risco e transporte de pessoas. Na sexta-feira (13/4), será realizada a prova teórica sobre o conteúdo programático e, no sábado (14/4), acontece a aula prática de pilotagem.

A capacitação tem carga horária de 35 horas, com certificado e é ministrada pelos instrutores da Escola Pública de Trânsito.

Para o coordenador da Escola Pública de Trânsito do DETRAN, Lucas Pimentel Matias, os moradores perceberão a melhora no serviço. “Com esta capacitação profissional, os mototaxistas desenvolverão sua qualidade de trabalho, melhorando o transporte urbano da população de Cruz das Almas”.

De acordo com o vice-presidente da Associação de Mototaxi de Cruz das Almas (AMTCA), Jorge Gonçalves Lima, o curso representa um passo importante para os mototaxistas. “Vai ser muito significativo também para melhorar nossa atuação no trânsito e a segurança no transporte dos passageiros”.

O mototaxista Marinaldo Cunha Oliveira, falou que a capacitação também serve para tirar as dúvidas. “É uma exigência para regulamentar a profissão e fortalecer a categoria em Cruz das Almas”.

Para o superintendente municipal de Trânsito e Transportes, Saul Lopes, a capacitação oferece a oportunidade de oficializar a categoria. “Para tanto, o condutor de mototaxi tem que ser aprovado no curso e mudar de categoria no CIRETRAN. A moto deverá ser equipada com os acessórios de segurança, como antena “corta-pipa”, colete de segurança e protetor de motor “mata-cachorro”. Em seguida, o condutor deve ir à SMTT para obter o alvará para o exercício das suas atividades”, finalizou.

ASCOM - Prefeitura de Cruz das Almas

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário