sexta-feira, 20 de abril de 2012

SJC: Jovens e motociclistas são os que mais sofrem acidentes de trânsito

 

Vítimas da imprudência no trânsito de São José; campanha alerta motoristas

 

Uma pesquisa em São José dos Campos mostra que jovens e motociclistas são as principais vítimas de acidentes de trânsito. E outro dado importante: quase metade dos casos acontece nos fins de semana por causa da imprudência. Por isso, uma campanha está sendo feita na cidade na formação de motoristas. Para mostrar como os acidentes podem deixar sequelas.

Há diversas histórias de vítimas de acidentes de trânsito entre os pacientes de uma clínica de reabilitação da prefeitura. Eles tentam curar as sequelas deixadas por acidentes no trânsito. “Quando era motoboy, nunca imaginei que fosse acontecer comigo”, comentou um dos pacientes.

No ano passado, 40% das pessoas envolvidas em algum tipo de acidente em São José dos Campos eram jovens. Tinham entre 18 e 29 anos. No topo da lista, estão homens a bordo de motocicletas. A causa para quase todos os acidentes é sempre a mesma... “A imprudência é um dos maiores fatores. Baladas nos fins de semana, então o jovem é mais inexperiente, né”, comentou Elizabeth Kiraly, coordenador do programa de reabilitação.

E são justamente os jovens os alvos da campanha municipal. O alerta vem numa hora importante. Quando ainda estão se preparando para pegar a carteira de motorista. Tudo feito de um jeito bem real para os alunos, com vídeos de acidentes e até uma demonstração de próteses. “São fraturas graves e nem sempre é reabilitar a função que você perdeu”, contou Márcio Ogassawara, fisioterapeuta.

Em Taubaté, segundo a Polícia Militar, o número de acidentes de moto nos três primeiros meses desse ano teve aumento de quase 40% em relação ao mesmo período do ano passado. Passou de 125 para 171

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário