domingo, 18 de março de 2012

verdade que as motos precisam de mais espaço de frenagem até parar?

 

 

 

By Tiago Matias, Clique no nome do autor ao lado para comentar.

 

Quarta, 22 Abril 2009


É verdade que motos precisam de mais espaço de frenagem até parar, em comparação com os carros? Pergunto isso pois costumo viajar nas estradas atrás de carros, para evitar que os veículos que vem em sentido oposto não me vejam ao realizarem ultrapassagens. Será que no caso de uma freada brusca do carro à frente fatalmente eu colidiria na traseira deste, mesmo mantendo uma distância razoável e freando ao mesmo tempo?

Caro Tiago,

Sim, é uma grande verdade que as motos precisam de mais espaço de frenagem até efetivamente parar seu movimento.

Em recentes testes de frenagem com motos de 125 cilindradas, para que todos tenham uma idéia, aferimos os seguintes resultados:

Com velocidade de 40 Km/h:

- Freios dianteiro e traseiro: aproximadamente 5 metros;
- Só freio dianteiro: Aproximadamente 8 metros;
- Só freio traseiro: Aproximadamente 15 metros.

Com velocidade de 60 Km/h

- Freios dianteiro e traseiro: aproximadamente 9 metros:
- Só freio dianteiro: aproximadamente 14 metros;
- Só freio traseiro: aproximadamente 24 metros.

Como se pode notar por estes testes que realizamos, o espaço necessário para parar o movimento de uma moto é mesmo muito grande. Ainda é importante considerar que nós pilotos estavamos preparados para realizar uma frenagem brusca num determinado momento. Em uma freada pânica, quando o condutor tem de acionar o freio rapidamente, ainda deve ser considerado o tempo humano de resposta, o que exigiria um espaço bem maior para efetivamente se parar o movimento.

Por causa disto tudo, tomamos as seguintes conclusões:

1o) Não é mesmo recomendável andar atrás de um outro veículo sem guardar um distância segura bem considerável;
2o) Este é um bom motivo pelo qual o tráfego de motos entre veículos não deve ser proibido, pois obrigar uma moto a andar atrás de um carro poderá gerar colisões em função das diferentes necessidades de espaços de frenagem entre um e outro tipo de veículo;
3o) É sempre importante procurar acionar os dois freios quando necessário. Como se pode constatar, o uso somente do freio traseiro é o menos recomendável, embora seja muito comum entre vários motociclistas.

Abraços,


Gisele Flores & Jaime Nazário
www.sobremotos.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário