quinta-feira, 22 de março de 2012

Sobremotos realizou curso de pilotagem segura e esportiva em Santa Cruz do Sul

 

 

Imagens

Sobremotos promoveu curso de pilotagem segura e esportiva e dia livre de pista em Santa Cruz do Sul.

 



O Prof. Carlos Barcelos, moto azul à frente, deu atenção integral aos alunos.

 



A Princesa do Motociclismo Gaúcho, Daiane Hayet, foi uma das alunas.

 



Jaime Nazário, instrutor formado pela Faculdade IDC e credenciado pelo DETRAN/RS, foi instrutor auxiliar.

 



Melina Grudzinski também esteve presente procurando melhorar sua técnica de pilotagem.

 



Alunos passaram o dia todo envolvidos com a aprendizagem de técnicas de pilotagem com suas motos.

 



Equipe de resgate de motos da Sobremotos auxiliou a realização do curso e do dia de uso livre de pista.

 



O Professor Carlos Barcelos procurou passar o que melhor podia de seu conhecimento e experiência para os participantes.

 

By Equipe Sobremotos, Clique no nome do autor ao lado para comentar.

 

Segunda, 5 Dezembro 2011


No dia 26 de novembro, um sábado, a equipe Sobremotos realizou um curso de pilotagem segura e esportiva no autódromo de Santa Cruz do Sul sob a coordenação didática do Professor Carlos Barlos, piloto formado pela escola de Alex Barros e que disputa campeonatos nacionais e no Uruguai na categoria Superbike.

O dia foi extremamente ensolarado e dez pilotos participaram da instrução repassada pelo Prof. Carlos Barcelos, incluindo duas pilotas, a Princesa do Motociclismo Daiane Hayet e Melina Grudzinski. O curso teve início as 09:00 horas e se estendeu até as 18:00. Uma dos destaques didáticos foi o método aplicado a partir da experiência de lecionar do Prof. Carlos e de seu instrutor assistente, Jaime Nazário, piloto de motovelocidade, instrutor de trânsito formado pela Faculdade IDC e credenciado pelo DETRAN/RS.

“Mais do que simplesmente transmitir algumas técnicas e deixar os alunos rodar na pista, aplicamos um método pedagógico que visava a maior assimilação possível por parte dos participantes. Estruturamos os conhecimentos que seriam apresentados em quatro módulos de exposição teórica seguidos de prática aplicada, tudo numa perspectiva de assimilação gradativa e desenvolvimento gradual de habilidades”, comentou o Prof. Carlos.

“Estávamos em oito profissionais, todos motociclistas, dando atenção integral para os alunos. Os exercícios foram concebidos para exercitar habilidades específicas em diferentes trechos do autódromo, simulando situações reais de estrada e pista. Ao longo do dia, foi possível observar uma claro evolução nas habilidades dos alunos participantes, o que foi muito gratificante para eles, e também para nós”, comentou Jaime Nazário.

Os alunos tiveram um dia integralmente ocupado com a missão de aprender como pilotar melhor, nem precisando se preocupar com lanches, pois a equipe Sobremotos proveu uma estrutura e organização à altura das melhores escolas de São Paulo que aqui vem ministrar seus cursos.

“Temos como comparativo de qualidade as melhores escolas brasileiras de pilotagem e procuramos nos espelhar no que elas oferecem para oferecer o mesmo para os nossos alunos e amigos. O motor home da equipe Sobremotos deslocou algumas toneladas de equipamentos e alimentação e bebida fartas para todos os presentes. Tivemos como recursos instrucionais notebook e telão de 52” para exibição de slides e vídeos, até um DJ fez a animação do dia e passou as informações de utilidade necessárias. Uma equipe de resgate de motos se mostrou muito ágil, bem como a fiscalização de pista. Uma ambulância, que não chegou a ser utilizada, fez plantão para qualquer eventualidade. Enfim, tudo o que era necessário, e um pouco mais, estava ao alcance daqueles que estiveram conosco”, comentou Gisele Flores, Diretora do Curso, sendo também pilota e diplomada como Diretora Geral de CFCs pela Faculdade IDC e credenciada pelo DETRAN/RS.

Além do curso também estiveram presentes mais de 20 pilotos fazendo uso livre de pista para treinos ou simplesmente por diversão. Destaque para o MG Nômades do Sul, com quase 10 integrantes presentes, incluindo o Coronel Edar Borges, ex-Comandante Geral do Comando Rodoviário da Brigada Militar.

Os que participaram do uso livre de pista tiveram muito tempo à disposição e, principalmente, puderam rodar com muita segurança, pois a Sobremotos limita o número de participantes em, no máximo, 30 inscritos.

“A limitação de vagas para o uso livre de pista é um fator preponderante para a segurança daqueles que conosco querem treinar ou desfrutar de suas motos. Quando um número muito elevado de motos vai para a pista temos um risco de acidentes maior. Com este limitação que impomos, pilotos mais experientes e menos experientes podem dividir a pista de forma categorizada, ou seja, em blocos, de tal forma que não há acumulo de pilotos dividindo curvas ou impedindo uma melhor tomada de tempo”, comentou Jaime Nazário.

Em breve, deverá ser anunciada nova realização deste curso e dia de pista livre, basta acompanhar diariamente o site www.Sobremotos.com.br para saber quando será.

Fotos: Chacal Photo Race

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário