terça-feira, 27 de março de 2012

Professores e agentes de 10 cidades são capacitados para combater acidentes


Redação do DIARIODEPERNAMBUCO.COM.BR
27/03/2012 | 08h06 | Motos

 


Hoje e amanhã, trinta professores e agentes dos 10 municípios pernambucanos com maior índice de acidentes envolvendo motociclista (Araripina, Brejo da Madre de Deus, Caruaru, Cupira, Garanhuns, Petrolina, Pombos, Recife, Salgueiro e Serra Telhada) participam de uma capacitação. A ideia da Gerência de Ensino do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PE) é transformar esses profissionais em multiplicadores do Programa de Educação de Trânsito.

A capacitação acontece no auditório da sede do Detran, na Iputinga. Durante 12 horas de aulas, eles terão acesso a um conteúdo programático que prevê Ética, Trânsito e cidadania; Meio Ambiente e Trânsito; Legislação; Segurança de trânsito e Socialização de projetos. Após o curso serão distribuídos 100 kits pedagógicos para cerca de quatro mil alunos.

A medida faz parte da ampliação da educação de trânsito para combater os acidentes com motocicletas proposta pelo Detran junto ao Comitê de Prevenção de Acidentes com Motocicletas (CEPAM).

Coordenado pela Secretaria da Saúde, o comitê prevê uma série de ações nas áreas de educação e fiscalização. De acordo com dados do Sistema de Informação de Mortalidade (SIM), no ano de 2010, os acidentes com transporte terrestre já representavam 25,7% dos óbitos por causas externas. Considerada uma epidemia moderna, os acidentes de moto são maioria, registrando 30,6% dos casos.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário