segunda-feira, 19 de março de 2012

Abertas inscrições para curso de mototaxista e motofretista

 

 

As inscrições para o Curso Especializado para Mototaxista e para Motofretista já estão abertas e podem ser feitas pelo site www.detran.ms.gov.br - link educação/setor de cursos. No site estão disponibilizadas as turmas que farão o curso durante o mês de maio.

 

Os interessados têm até o dia 31 de março para efetuarem suas inscrições. No total serão oferecidas 1.260 vagas para mototaxistas e 1.260 para motofretistas.

 

O curso é obrigatório, de acordo com a resolução 350/2010/Contran que institui o curso especializado obrigatório destinado a profissionais em transporte de passageiros (mototaxistas) e em entrega de mercadorias (motofretistas) que exerçam atividades remuneradas na condução de motocicletas e motonetas.

 

Curso

 

Durante a capacitação, composta por 30 horas/aula, distribuídas em teóricas e práticas, os motofretistas farão cursos nas disciplinas de: ética e cidadania na atividade profissional, noções básicas de legislação de trânsito, gestão do risco sobre duas rodas, segurança e saúde, legislação específica para motofrete, procedimento para o transporte de cargas e logística, além de prática de pilotagem profissional para motofretistas.

 

Já os mototaxistas terão que frequentar aulas das disciplinas de ética e cidadania na atividade profissional, noções básicas de legislação, gestão sobre duas rodas, segurança e saúde, legislação específica para mototaxi, procedimentos para o transporte de pessoas, atendimento ao cliente e prática de pilotagem profissional para mototaxistas, para concluírem a capacitação.

 

Matrículas

 

As matrículas podem ser feitas de 2 a 30 de abril de 2012. Os inscritos devem comparecer no Bloco 19, Setor de Cursos/ Detran-MS (saída para Rochedo) no horário das 8 às 13 horas, portanto cópia e original do RG, CPF, Comprovante de residência e CNH. Para o curso de mototaxista os interessados devem apresentar a Carteira de condutor autônomo ou carteira de auxiliar em uso e para os motofretistas a Autorização de Tráfego e Credencial, expedidas pela Agência Municipal de Transporte e Trânsito (Agetran).

 

Segundo o Detran-MS é importante ressaltar que o candidato que não realizar a matrícula no prazo estabelecido, com a apresentação de todos os documentos necessários, estará eliminado do curso.

 

Para ser admitido no curso o interessado deve possuir no mínimo 21 anos, ser habilitado na categoria A, com observação de atividade remunerada pelo menos há dois anos, não estar sob suspensão do direito de dirigir; ter a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) cassada ou em processo de cassação, decorrente de crime de trânsito, bem como estar impedido judicialmente de exercer seus direitos.

 

O aluno deve providenciar uma motocicleta para a realização da aula prática de pilotagem, com todos os equipamentos de segurança.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário