quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Curso que regulariza mototaxistas abre inscrições em Marília, SP

Aulas começam no dia 13 de fevereiro.
Curso é obrigatório para exercer a profissão.
Do G1 Bauru e Marília
 
 



Os mototaxistas de todo o Brasil terão que voltar para a sala de aula e ter aprovação em um cursinho para poder exercer a profissão. De acordo com a legislação, só ter a carteira de condutor de moto não bastará mais. Em Marília, no interior de São Paulo, as inscrições para o curso já estão abertas.
As aulas começam no dia 13 de fevereiro, mas nem todos os profissionais do ramo estão cientes dessa medida obrigatória, que vai constar, inclusive, na CNH. A partir de agosto, a capacitação será uma exigência para o trabalho.
A lei é de 2009 e vai começar a ser cobrada a partir de agosto. De acordo com ela, para trabalhar como mototaxista ou transportando mercadorias na motocicleta, como galões de água por exemplo, o profissional vai precisar se capacitar.
O curso de sete dias é obrigatório e oferecido gratuitamente e tem 250 vagas para Marília e região. Só na cidade, são 129 profissionais nessa área, de acordo com a Empresa Municipal de Desenvolvimento Urbano (Emdurb).
Só pode fazer o curso, o mototaxista que tem mais de 21 anos de idade e com pelo menos dois anos de habilitação na categoria “A”. Além de regulamentar a profissão, a medida quer tentar diminuir o número de acidentes, conscientizando o mototaxista dos cuidados no trânsito. Das 77 mortes registradas em Marília nos anos de 2010 e 2011, 32 vítimas eram motociclistas.
O mototaxista que não conseguir vaga para o curso que começa no dia 13 de fevereiro, vai poder se inscrever em outras turmas, porém, de acordo com a diretora do Sest Senat não existe certeza de que o curso vai continuar de graça.

Nenhum comentário:

Postar um comentário