segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Crianças são aliadas do município na educação para o trânsito

Página Publicada em: fevereiro, 23 de 2012 as 6:00 pm. Na Categoria: Notícias

Com olhares atentos e curiosos, mais de cem alunos do segundo ao quarto anos do Ensino Fundamental do Colégio Farroupilha começaram o ano letivo tendo as regras de trânsito como primeiro ensinamento. Na recepção de volta às aulas, uma parceria com a prefeitura levou à escola a peça de teatro de bonecos “Bibi, que legal, um carrinho de pedal”, encenada pela equipe de educação para o trânsito da EPTC.

A atividade faz parte da programação da EPTC para orientar alunos e pais para o respeito às regras de trânsito na retomada da rotina escolar, trabalho que será realizando com os estudantes da rede pública na próxima semana, quando começa o ano letivo. Além da peça, a equipe conversou com os estudantes e desde o início da manhã entregou materiais educativos sobre comportamento adequado de pedestres, ciclistas e no transporte escolar.

O prefeito José Fortunati foi ao colégio dar as boas-vindas às crianças e exaltar a importância da sua participação para garantir segurança aos pedestres e motoristas na cidade. “A forma mais eficaz de promover segurança no trânsito é ensinar as crianças. Quando cria a consciência sobre o correto modo de agir, a criança se posiciona de forma muito forte na orientação dos adultos, cobrando atitudes dos pais, parentes e motoristas que os conduzem”, exaltou o prefeito.

Multiplicadores - No recado direto à jovem plateia, Fortunati estimulou o trabalho dos multiplicadores dos bons hábitos. “O prefeito de Porto Alegre confia em vocês para termos um trânsito cada vez mais seguro na nossa cidade”, finalizou. A diretora do Farroupilha, Magda Von Galen, agradeceu a parceria do município, que se soma ao esforço empenhado pela escola ao longo do ano para criar uma consciência de respeito aos sinais e às regras do trânsito.

No teatro de bonecos, Lucas, um menino de dez anos, ganha de aniversário um carro de pedal, mas conserva a vontade de dirigir o carro do pai. De forma lúdica, os sinais de trânsito ganham vida e ensinam o garoto sobre a importância de respeitar as regras e garantir um trânsito seguro.

Conforme o presidente em exercício da EPTC, Carlos Pires, o trabalho de conscientização será levado às escolas municipais e estaduais, que começam o ano letivo na próxima semana. Na segunda-feira, a partir das 9h, será realizada a abertura do ano letivo na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Moradas da Hípica (rua Geraldo Tollens Linck, 1, bairro Aberta dos Morros), com a presença do prefeito José Fortunati. A meta da EPTC é conscientizar mais de 10 mil pessoas em cerca de 50 instituições de ensino.

Além das ações educativas, estão previstas blitze de trânsito em dois turnos nas faixas de segurança próximas às escolas mais movimentadas da Capital, para coibir desrespeitos.

FONTE: Correio do Brasil

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário