segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Audiência discute regulamentação do Mototaxi em Aquidauana

 

A presidente do Conselho Estadual de Trânsito (Cetran) Regina Maria Duarte participou da audiência e esclareceu dúvidas dos mototaxistas.

 

Carolina Acosta

 

 

Gostou? Compartilhe! |

 

 

 

 

 

Investindo na sinalização, a Prefeitura Municipal de Aquidauana por meio do Núcleo de Trânsito tem trabalhado ao lado dos taxistas e mototaxistas. O objetivo dessa iniciativa é regularizar os documentos dos profissionais bem como colaborar com a organização das vias e diminuir o número de acidentes. 

 

Para tanto, duas campanhas de conscientização foram iniciadas esse ano. Uma delas Educação no trânsito Uma mudança de atitude que trata o tema O mototaxi, velocidade e trânsito realizou uma audiência pública na noite desta quarta-feira (15), no anfiteatro da UFMS. 

 

A presidente do Conselho Estadual de Trânsito (Cetran) Regina Maria Duarte participou da audiência e esclareceu dúvidas dos mototaxistas. Percebe-se em todo lugar uma mudança de comportamento do homem no trânsito. Isso se deve a alteração no próprio trânsito, disse. 

 

Regina destacou o aumento significativo de motocicletas em todo Estado e o curso especializado obrigatório para mototaxistas. O Cetran regulamentou o curso especializado obrigatório destinado a profissionais que realizam transporte de passageiros (mototaxista) e entrega de mercadorias (motofretista)

 

Para ser mototaxi é necessário que o profissional tenha completado 21 anos, possua habilitação por pelo menos dois anos na categoria "A", utilize colete de segurança dotado de dispositivos retrorrefletivos e seja aprovado em curso especializado, regulamentado pelo Contran (Conselho Nacional de Trânsito).

 

Durante a audiência ficou sugerido ao poder Executivo restaurar, organizar e estruturar os pontos de mototaxi. Em contra partida, os profissionais regularizam seus documentos até agosto. Além da estruturação, a Prefeitura vai disponibilizar coletes e capacetes com faixas refletivas bem como antena corta pipa, disse o vice-prefeito Vanildo Neves. 

 

Em parceria com os demais órgãos, a Prefeitura e o Cetran desejam realizar até agosto o curso especializado obrigatório para mototaxistas em Aquidauana. 

 

A frente do Núcleo de Trânsito, Ney Alviço destacou a importância do envolvimento de todos os profissionais. Existem muita gente trabalhando como clandestino e é preciso cobrar dos demais a regularização. Todos saem ganhando: o passageiro, o mototaxi, o trânsito, a sociedade

 

O prefeito Fauzi Suleiman (PMDB) participou da audiência e destacou os investimentos em sinalização. Sempre buscamos manter um bom relacionamento com a classe dos mototaxistas. O Núcleo de Trânsito trabalha sempre em parceria com os profissionais visando melhorar, organizar e desenvolver nosso trânsito

 

Participaram da audiência o capitão da PM Nedson, procurador jurídico Marcelo Portocarrero, representante do Detran, Sidney Vargas Lima e o Vice Presidente OAB/MS 3º Subseção Aquidauana, Severino Alves de Moura.

 

Prefeitura investe R$ 75 mil em sinalização

 

Com investimentos de recursos próprios no valor de R$ 75 mil, a Prefeitura de Aquidauana deu início no dia 20 de dezembro, o serviço de sinalização horizontal de ruas do centro da cidade e trechos do Guanandy, Bairro Alto, Avenida da Pantaneta, Duque de Caxias e outras ruas de maior movimento.

 

O Núcleo Municipal de Trânsito, vinculado a Prefeitura de Aquidauana, iniciou o ano de 2012 com diversas ações no município. Após meses de estudo, várias ruas sofreram intervenção. Entre elas a Rua Bichara Salamene - a via tornou-se mão única do trecho da Rua Quintino Bocaiúva até a Estevão Alves Corrêa.

 

Outra via que passou por intervenção foi a Rua 7 de Setembro no trecho do Calçadão. A rua estreita e com grande fluxo de veículos, passou a ser mão única no sentido Pandiá Calógeras/Estevão Alves Corrêa.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário