segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Perigo no volante

 

Publicação: 29 de Janeiro de 2012 às 00:00

O que é mais perigoso? Dirigir alcoolizado ou cansado? Os "Caçadores de Mito" fizeram o teste. Usando como cobaia dois de seus apresentadores eles fizeram o teste em uma pista dinâmica (que simula o trânsito na cidade) e uma mais entediante, simulando uma estrada de mão-dupla. Com 0.6 miligramas de álcool no sangue, o limite permitido nos Estados Unidos, (o dobro permitido no Brasil) foram muitas as barbeiragens anotadas pelos instrutores, tanto na cidade como na estrada.

No segundo teste, os cobaias estavam privados de sono há 30 horas. Derrubaram cones além da conta no circuito dinâmico, invadiram a pista contrária durante boa parte do tempo e demonstravam reflexos extremamente lentos numa situação que simulava um animal cruzando a pista na frente do carro. Conclusão a que chegaram: dirigir com sono é três vezes mais perigoso que alcoolizado. Os "Caçadores de Mito" também fizeram o teste do celular e o veredicto deles é que dirigir e falar ao telefone ao mesmo tempo "é uma loucura."

A combinação perfeita para um desastre grave é dirigir alcoolizado, com sono e sem cinto de segurança, coisa que não é difícil ver em algumas cidades do interior do Rio Grande do Norte, onde a fiscalização nunca chega. E tão fatal quanto um carro-bomba dirigido por um terrorista suicida.

Novo alvo

Depois da queda de Elias Fernandes, no Dnocs, as baterias dos grandes jornais continuam apontadas para o Ministério da Integração. O Alvo agora é a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba (Codevasf). Tendo como base relatórios da Controladoria-Geral da União (CGU) o jornal O Estado de S. Paulo cita o uso de veículos para fins eleitorais em Petrolina, no interior de Pernambuco, reduto político do ministro Fernando Bezerra Coelho.

Honestidade

Nem tudo está perdido neste País. Chico Marrocos, nosso colega de trabalho na Redação da TN, tomou um susto terça-feira passada. Ao sair de um prédio na Miguel Castro, encontrou o retrovisor do carro estraçalhado e não tinha um único flanelinha por perto para dedurar o culpado. Na maçaneta da porta, no entanto, um papel amassado trazia o telefone e um pedido de desculpa do responsável pela barbeiragem. A despesa foi integralmente reembolsada por ele.

Copa Com um mês de antecedência o Maracanã começa a montar as novas arquibancadas. Enquanto isso, nas cercanias de Lagoa Nova, ainda estamos na fase do bate-estaca.

Reforma agrária (1)

Sem previsão sobre quando ocorrerá - se é que vai haver - novas desapropriações, a superintendência do Incra no Rio Grande do Norte intensifica a fiscalização nos assentamentos já existentes. Denúncias de venda ilegal de lotes não faltam. Algumas delas já confirmadas. Os processos serão submetidos a uma comissão, mas em entrevista ao Jornal de Fato, de Mossoró, o superintendente Valmir Alves adianta que a tendência é a retomada dos lotes repassados ilegalmente a terceiros.

Reforma agrária (2)

Irregularidades foram constatadas nos três assentamentos fiscalizados no RN: Mossoró, Upanema e Ceará Mirim. Em pouco mais de 10 anos - janeiro de 2001 a julho do ano passado -, 103.543 beneficiários foram excluídos do Programa Nacional de Reforma Agrária por irregularidades em todo o Brasil. Do total 36.592 motivadas por negociações ilegais da terra nua ou das benfeitorias.

Redibul

No domingo de clássicos pelo estadual, a torcida do Caicó Esporte Clube institui um prêmio para apimentar o jogo no Marizão. Vai dar R$ 100 por cada golzinho da "Raposa do Seridó" marcado contra o arquirrival Corintians. E no caso de vitória, R$ 500 para o artilheiro.

Eleição 1
Ficou para este domingo o café da manhã entre o prefeito Bibi Costa e o deputado João Maia. Além de tapioca e queijo do sertão, o carpádio inclui também a sucessão em Caicó, segundo os blogs seridoenses.

Eleição 2
O prefeito de Parnamirim, Maurício Marques, convocou reunião do secretariado para terça-feira. Vai exigir dos pré-candidatos a devolução dos cargos. Os substitutos serão nomeados já no começo de fevereiro.

Praia
A banda Perfume de Gardênia se apresenta neste domingo, às 15h, no palco montado em Pirangi do Norte, encerrando o Circuito Verão SESC/Intertv Cabugi.

Nenhum comentário:

Postar um comentário