segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Locação de motos



Dessa vez vamos falar sobre a locação de motos. Sim! Locação de motos! Elas também existem e estão pintando com mais freqüência hoje em dia.

Nos Estados Unidos, por exemplo, já são sucesso faz tempo e só pra ter idéia lá eles alugam motos do tipo Harley Davidson, Hondas, BMWS, Jet-skies (pra eles, motos na água), Motos off-road (tanto do tipo bike quanto 4 rodas) e motos com ski pra neve.

Então que tal você ir viajar pra aquele lugar com uma moto Harley Davidson andando como se fosse o dono das ruas? Ou então aquela moto esportiva muito maneira pra sentir o vento batendo no seu corpo?


Locação de motos

Particularmente, eu tenho habilitação para direção de motos, adorava praticar, mas nunca andei muito porque não possuo uma moto e por isso me sinto um pouco inseguro em dirigir. Mas pra quem tem plena confiança vale a pena alugar para sua viagem ter um atrativo especial.

Para empresas, a locação de motos visa economizar custos, visto que a manutenção da moto fica por conta da empresa contratada ou locadora. Assim, seus funcionários que precisam utilizar as motos (como por exemplo motoboys) sempre vão ter um equipamento em bom estado e garantindo a segurança dos mesmos.

Geralmente no aluguel de motos é comum ser cobrada a diária da locação, a taxa de serviço e a opção de escolher um seguro para quilometragem livre, fora a entrega da moto com tanque cheio e devolução com tanque cheio.

Você também pode escolher alugar os capacetes e acessórios caso você não tenha os mesmos. Alguns oferecem além disso serviços para planejamento de viagens e apoio técnico se você precisar.

Para quem já usa motos, sabe que ela tem algumas vantagens como da comodidade e do uso ao ser mais rápido na hora do trânsito forte, além da economia com estacionamentos mais baratos e economia em motos que fazem até 40 km/litro.

Só que assim como na locação de carros, a locação de motos também exige cuidados, fora os cuidados básicos de segurança na hora de pilotar as motos.

Para você que se interessou, confira abaixo algumas dicas para alugar uma moto que o Vida de Turista preparou:
Geralmente pra alugar uma moto você tem que ter no mínimo 21 anos e 2 anos de carteira de motorista.
Procure conhecer bem a moto que você está alugando e verifique se ela está em boas condições de uso.
Verifique as tarifas de locação e as informações sobre o serviço oferecido.
Combine o horário de entrega e devolução, e verifique se é cobrado taxa adicional.
Saiba pilotar sua moto alugada de maneira defensiva, mantendo firme seu autocontrole, estando atento e concentrado na direção.
Use sempre o capacete e todos os equipamentos de segurança.
Lembre-se de andar com o farol ligado para você ser melhor visto pelos outros motoristas.
Cuidado com pistas de terra, britas e paralelepípedos, além de pistas esburacadas, já que elas facilitam o tombo.
Procure dirigir durante o dia e quando não estiver chovendo.
Quando a pista estiver molhada, tome muito cuidado, pois a frenagem pode encarecer até 50%.
Não trafegue pelo acostamento. Além de ser proibido e você ganhar uma multa, você pode colocar sua vida em risco, além da de muitos pedestres.
Conheça bem as leis do Código de Trânsito Brasileiro.
Em caso de acidente ligue para 193 e informe a situação do local.
Se não vier junto, procure ter um mapa do local onde você vai viajar.

Você também pode entrar em contato com uma agência de viagens ou diretamente com um agente de viagens que pode lhe propor melhores opções de locação.

Caso você deseje ter alguns acessórios para sua moto ou pra moto que você vai alugar você pode gostar desses itens abaixo:
Cabo de Segurança para Moto
Alarme Padlock Moto Light – Olimpus
Kit Rastreador G-100M Motos – Graber

E se o pneu da sua moto estiver desgastado, você também pode estar precisando trocar o pneu da moto que pode ser algum desses aqui:


Se você é um colecionador ou quer simplesmente enfeitar sua estante você pode gostar de ter algumas motos em tamanhos reduzidos. Algumas dessas motos permitem até você montá-las e desmontá-las:
Aprilia RSV 1000R
Honda CRF450R
H-D Servicar
Suzuki GSX R-1000
Yamaha FJR 1300
Honda CBR 1000 RR

Outra idéia interessante pra quem gosta de motos e quer se aperfeiçoar mais no assunto é ler livros sobre motos. Achei alguns interessantes na internet como:
Manual Completo da Moto: Mecânica e Manutenção
Manual de Mecânica de Motos
Manual de Eletricidade e Mecânica de Motos
Motos dos Sonhos: As 62 Motocicletas mais Desejadas do Planeta
O Grande Livro das Motos (importado)

Um jogo de motos legal também pra quem gosta de se divertir com os filhos e amigos é o Super Trunfo de Motos Fantásticas ou Super Trunfo de Motos Radicais que dá pra se divertir conhecendo a potência, velocidade, força e outras características de algumas motos incríveis.

Se um dia você se perder enquanto estiver andando de moto, você pode utilizar um aparelho celular com serviços de localização como o do Nokia Maps, o Navegador GPS Mio Moov, o Navegador GPS TomTom One Brasil ou o GPS Automotivo Ipiranga para localizar seu caminho.

Abraço e até o próximo post!



Thiago



Thiago Busarello é gerente de projetos de uma unidade de software de Blumenau - SC e criador do blog Vida de Turista, no qual adora viajar e falar do assunto de turismo e viagens.

Nenhum comentário:

Postar um comentário