quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Habilidade no trânsito





Uma das técnicas que mais necessita ser utilizada por todos os condutores, sejam mais novos ou mais antigos, na condução de veículos, é sem dúvida a habilidade, que pode evitar muitos acidentes.

Diariamente nos deparamos ou vamos tendo notícias dos mais diversos tipos de acidentes, tanto em rodovias como em vias urbanas, nos quais todos procuram identificar ou mesmo entender suas causas.

Se observarmos bem, as circunstâncias em que os mesmos acontecem, bem como, os efeitos e danos causados no entorno do acidente, podemos notar que em sua grande maioria está presente a falta de habilidade dos motoristas envolvidos, por deixarem de executar corretamente as suas manobras.

Muitos desses acidentes ocorrem, por exemplo, em ultrapassagens, que mesmo em locais permitidos, exigem do condutor muita atenção em relação aos espaços disponíveis para sair de trás do outro veículo e retornar para sua faixa de rolamento, bem como saber comparar a potência do motor do seu carro com a do outro que pretende ultrapassar, sem risco de colisão.
Nas mudanças de faixa de rolamento, quando o condutor necessita alterar sua posição na via, é importantíssimo saber consultar os espelhos retrovisores, tanto da direita quanto da esquerda, a fim de se evitar a colisão lateral, bem como, saber guardar a distância lateral e frontal dos demais veículos. Outro fator deixado de lado pelos condutores é a manutenção da distância de segmento com o veículo que segue a frente, que deve ser proporcional a velocidade e as condições da via em que se trafega, a fim de permitir uma frenagem segura.

Existem muitos outros fatores que falaremos em outra oportunidade, na esperança de contribuirmos para um trânsito melhor.

Feliz trânsito novo para sua vida! Pense nisso!

Nenhum comentário:

Postar um comentário