quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Detran promove curso para mototaxistas de Imperatriz





10 de janeiro de 2012 às 15:05

O Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (Detran-MA), em parceria com a Prefeitura de Imperatriz, por meio da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (Setran) iniciou, nesta segunda-feira (9), no auditório do SEST/SENAT, a segunda turma do Curso Especializado Obrigatório para Motociclistas, destinado aos profissionais em transporte de passageiros (mototaxistas) de Imperatriz.

A solenidade que marcou o início do curso contou com a presença do prefeito, Sebastião Madeira, e do diretor geral do Detran-MA, Flávio Trindade Jerônimo. “A intenção é qualificar o mototaxista e estamos aqui com com esse objetivo”, enfatizou Flávio Trindade.

Nos próximos três dias, 450 mototaxistas terão 30 horas de carga horária, dividida em três módulos: Básico, com temas voltados ética e cidadania, legislação, gestão de riscos e segurança e saúde; Específico, voltado para o transporte de pessoas (mototaxi); e a Prática de Pilotagem Profissional, que acontecerá na área de exames práticos homologada pelo Detran-MA em Imperatriz, localizada na área da Avenida Beira-Rio.

O curso é ministrado por uma equipe do Detran e técnicos do Setran. Essa é a segunda turma em Imperatriz. A primeira foi em julho do ano passado, com a participação de cerca de 600 mototaxistas, dos quais 37 não obtiveram aprovação e terão uma segunda chance.

Participam mototaxistas sindicalizados e cadastrados na Prefeitura, com 21 anos completos, habilitados no mínimo, há 2 (dois) anos na categoria “A” e que não estejam cumprindo pena de suspensão do direito de dirigir, cassação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), decorrente de crime de trânsito, bem como impedidos judicialmente de exercer seus direitos.

O curso conta com o apoio do SEST/SENAT, Sindicato dos Centros de Formação de Condutores do Maranhão (Sindauma), Associação dos Centros de Formação de Condutores de Imperatriz, Sindicato dos Mototaxistas de Imperatriz e Prefeitura de Imperatriz.

Participaram da solenidade de abertura do curso, o diretor do SEST/SENAT de Imperatriz, José Cláudio Costa Ribeiro; secretário Municipal de Trânsito e Transporte de Imperatriz, Cabo José de Ribamar Alves Sousa; coordenadora de Habilitação do Detran-MA e coordenadora do curso, Nazaré Nunes; chefe da 1ª Ciretran, Frederico Ângelo; presidente do Sindicatos dos Mototaxistas de Imperatriz, Francisco Aragão; e do presidente da Associação dos Centros de Formação da Região Tocantina, Gilmar Gama Silva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário