segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Começa a ação ‘Pilote a seu favor’


Gustavo Lemos


Já começou a série de ações educativas que fazem parte da campanha de conscientização no trânsito "Vida: Pilote a seu favor". Promovida pelo Grupo O Diário em parceria com o Sindicato dos Trabalhadores com Motos de Maringá (Sindimotos) e Beto Produções, a campanha tem como apoiadores a Honda Freeway, K1 Motors e a Eriton Motos.

A campanha oferece um curso de 8 horas. A primeira palestra foi realizada na sala de treinamentos da Honda Freeway e teve como público cerca de 20 agentes da guarda civil. Para o diretor comercial da concessionária, Alessandro Piero, as ações educativas somam em valor para a classe de motociclistas. "O motociclista tem que entender que ele não é só vítima, mas parte integrante desse processo que é o trânsito."

Com foco na segurança do motociclista, os treinamentos apresentam desde os cuidados básicos com itens de segurança até técnicas de pilotagem defensiva em condições adversas. Segundo o instrutor Carlos Beto, da Beto Promoções, o objetivo é alertar para os inúmeros fatores que colocam o motociclista em situações de risco.

"Não é só o modo como o motociclista pilota, é preciso que ele tenha consciência do tempo de reação do seu cérebro, como agir e quanto espaço ele precisa para o caso de uma frenagem de emergência", explica. Aspectos relativos à condição do motociclista também são abordados no curso. "Fazemos um cálculo para saber a quilometragem mensal percorrida por cada um. Com base nisso, estabelecemos uma média segura, que evita o desgaste excessivo.", completa.

Para Beto, grande parte dos motociclistas maringaenses apresenta falhas primárias, como má postura sobre a moto, posicionamento inadequado na via e uso indevido dos freios. "São falhas na formação do condutor, descuidos simples que só contribuem para o alto número de acidentes na cidade", completa. De janeiro a novembro deste ano já foram registradas76 mortes no trânsito de Maringá. Destes, 46 eram motociclistas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário