sábado, 5 de novembro de 2011

RBTRANS apresenta novo padrão de identificação para mototaxistas

Os novos coletes serão substituídos pelos permissionários até 31 de dezembro de 2011.

A Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito de Rio Branco (RBTRANS) realiza na manhã desta quinta-feira, 03, em conjunto com o Sindicato dos Mototaxistas de Rio Branco (SINDMOTO) a apresentação do novo padrão para os coletes de identificação a serem utilizados pelos permissionários do serviço de moto-táxi e condutores auxiliares de Rio Branco. O novo modelo atende exigência do Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN), que através da Resolução nº 356/2010 instituiu regras para o novo padrão.

"Após várias reuniões mantidas entre o Conselho Diretor da RBTRANS e representantes do Sindmoto, chegamos a um consenso de padronização dos novos coletes. Um dos principais objetivos dessa mudança é oferecer mais segurança aos usuários do serviço de moto-táxi, visto que o novo colete segue padrões de produção do INMETRO e utiliza faixas refletivas de alta visibilidade, que facilitam a identificação por parte dos usuários. É importante ressaltar que ficou acordado com a categoria que até janeiro de 2012 estaremos com a substituição dos coletes finalizada, tendo em vista que a confecção é demorada e os custos para produção são elevados", destacou Ricardo Torres, Superintende da RBTRANS.

Os novos coletes refletivos vão seguir normas do Contran em sua confecção e deverão conter as seguintes especificações:

 Corpo em tela emborrachada na cor amarela com abertura total nas laterais;
 Faixas refletivas, conforme disposto no Anexo I da Portaria RBTRANS nº 049/2011;
 Fitas laterais de 30mm de largura, na cor preta e com abotoaduras em material plástico ou similar, do tipo engate rápido;
 Na frente, porta–crachá nas dimensões 10x12cm, em plástico transparente com espessura de 0,2mm, na parte inferior à esquerda;
 Na costa, inscrição do número da permissão nas dimensões de 6x14cm, com numerais na cor preta e em fundo amarelo, bem como a inscrição "MOTOTÁXI" com dimensões de 7x30cm e a frase "SINDMOTO/RBTRANS" nas dimensões 2,2X30cm, com letras na cor preta e em fundo amarelo.

"A substituição dos coletes atuais pelos novos, vai de encontro a um anseio do Sindicato dos Mototaxistas de Rio Branco, pois devido a grande incidência de roubo, furto, perda e desgaste natural desse uniforme de identificação, era necessário a substituição, agora com esse formato mais moderno e com mais especificações técnicas, fica mais difícil de ser falsificado e utilizado por clandestinos", destacou Pedro Mourão, Presidente do Sindmoto.

Em Rio Branco, existem 517 permissionários aptos a prestarem o serviço de moto-táxi para a comunidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário