quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Prefeitura realiza Curso de Formação de Multiplicadores em Educação para o Trânsito

 

A Prefeitura, através das secretarias municipais de Trânsito e Transporte (SMTT) e Educação (SMED), realizou na manhã desta sexta-feira (29/04) a segunda etapa do Curso de Formação para Multiplicadores em Educação para o Trânsito. A formação integra o Programa de Multiplicação em Humanização para o Trânsito (Promhut) e está sendo realizada por meio de uma parceria entre as duas secretarias, a 28ª Coordenadoria Regional de Educação, a Universidade Luterana do Brasil (Ulbra) e o Detran/RS. O encontro ocorreu na Ulbra Gravataí.

Assim como a primeira etapa, que ocorreu em 28 de março, a segunda formação foi realizada pela equipe da Escola Pública de Trânsito e Transporte do Detran/RS, e teve participação das entidades, que trouxeram seus diagnósticos e ideias para ações de melhoria no trânsito para motoristas e pedestres do município.

Dentre as atribuições do Promhut está levar, através de lideranças de diversos setores, projetos para levar ao maior número de pessoas o conhecimento dos cuidados com o trânsito, para torná-lo mais seguro. Entre os participantes, estão as escolas municipais, estaduais e particulares, a Guarda Municipal, a Brigada Militar, a Associação dos Skatistas de Gravataí, a Associação dos Motociclistas de Gravataí e líderes de igrejas.

De acordo com o titular da SMTT, Denis Macedo, a continuidade da formação é fundamental para o município. “Neste segundo momento estamos colocando em prática esta ação para trazermos maior segurança, principalmente aos nossos jovens. Em 2011 temos oito projetos educacionais voltados para a segurança no trânsito” enfatiza.

Para a secretaria de Educação, Ursula Jaeger, a participação no Promhut é muito importante para as escolas do município. “Nossos jovens tem capacidade e potencial para realmente multiplicarem a humanização no trânsito. Essa parceria com a SMTT complementa uma série de projetos que temos para um trânsito melhor no município” destaca.

Participação de entidades municipais
Entre os participantes do curso estão representantes da Brigada Militar. O sargento Joel Machado Barros, do 17º BPM, esteve presente juntamente com o soldado Paulo Roberto Siqueira para debater o projeto previsto pelo batalhão.

O planejamento da equipe é realizar uma ação com empresas do município. Para Barros, a população terá papel essencial. “A segurança está nas mãos das pessoas, pedestres e motoristas. Neste trabalho com as empresas, abordaremos os profissionais que dirigem e também os trabalhadores quando em deslocamento em seus automóveis particulares”, ressalta.

Uma das empresas parceiras do BPM neste projeto é a Nutrella, que participa do planejamento das ações. O técnico em segurança do trabalho, Rogério de Oliveira, representou a empresa no curso. “Pelo grande número de funcionários que temos, a campanha conseguirá atingir diversas pessoas, que irão ajudar na melhoria do trânsito em nosso município”, salienta.

Exposição Vidas Ausentes
Durante o curso, os participantes tiveram a oportunidade de visitar a exposição Vidas Ausentes, que está na Ulbra Gravataí desde segunda (25/04) e tem encerramento nesta sexta-feira (29/04). A mostra de fotografias tem como temática quartos de jovens vítimas de trânsito no Estado. O projeto tem emocionado os participantes do curso e alunos da Ulbra, que se identificam com a realidade sofrida pela família que tem vítimas em acidentes de trânsito.

Secretaria Municipal de Trânsito Transporte
Fone: (51) 4001-3234

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário