quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Consciência nas vias públicas é tema de debate na Semana Nacional do Trânsito

Dentro da programação da Semana Nacional do Trânsito, que iniciou no último domingo (18/09) e prossegue até o dia 25/09, foram apresentados na manhã desta quarta-feira (21/09), no Plenarinho da Câmara de Vereadores, um diagnóstico e planejamento das ações de redução de acidentes de trânsito no Município. Este ano a semana tem como tema ‘Década Mundial de Ações Para a Segurança do Trânsito – 2011/2020: Juntos Podemos Salvar Milhões de Vidas’.

Várias atividades estão programadas para a população de Gravataí no mês de setembro. Entre elas, palestras e blitz educativas, apresentações teatrais, caminhadas e mostra de vídeos. O evento é promovido pela Prefeitura, através das Secretarias Municipais de Trânsito e Transporte (SMTT) e de Educação (SMED).

Na apresentação do diagnóstico que traz dados referentes ao Município, representantes de órgãos da Sociedade Civil e integrantes do Governo Municipal tiveram a oportunidade de conhecer os índices de Gravataí. A análise desses dados foram feitos pelo grupo multidisciplinar composto por integrantes das secretarias municipais de Trânsito e Transportes (SMTT), Saúde (SMS), Organização Não Governamental (ONG) Global Road Safety Partnership (GRSP), e Socorristas Voluntários.

O objetivo das atividades é refletir sobre os acidentes que ocorrem em todo o País. O titular da SMTT, Denis Macedo, ressaltou a importância de ter um espaço para reflexão sobre o papel de pedestres e condutores nas vias. “Através de debates e campanhas de conscientização estamos trabalhando para melhorar os índices que acabam tirando a vida de muitas pessoas em acidentes que na maioria das vezes poderiam ser evitados”, assinalou.

Macedo salientou a importância de trabalhar na conscientização dos principais fatores de risco que são: velocidade, jovens condutores e motociclistas. “É fundamental realizarmos ações para orientar condutores e pedestres. Estamos com ações nas escolas, blitzes educativas, entre outras”, afirmou.

O secretário ressaltou ainda, os investimentos que a Administração Municipal realiza na sinalização, com novos semáforos, lombadas, reforço nas pinturas de faixas de segurança, sinalização vertical e horizontal. “Tudo isso garante maior segurança para todos”, enfatizou.

O tema ‘Década Mundial de Ações Para a Segurança do Trânsito – 2011/2020: Juntos Podemos Salvar Milhões de Vidas’, foi definido pelo Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN). O tema insere-se ao movimento proposto pela Organização das Nações Unidas (ONU), que estabelece a meta de redução em 50% do número de mortos e feridos graves no trânsito.


Confira a programação para Semana Nacional do Trânsito:

22/09
9h - Blitz Educativa na rua Pompilho Gomes
- Visita com o Sinaleiro a Escolas de Educação Infantil próximas a rua Pompilho Gomes

13h30 – Escola de Educação Infantil Mamãe Coruja
Palestra de educação para o trânsito para alunos.

23/09
9h - Concentração na Escola Estadual de Ensino Fundamental Irmã Cléssia, para Caminhada pela Humanização no Trânsito, com saída na escola e chegada na Praça Borges de Medeiros.

24/09
8h30 - Sala de Eventos do Serviço e Urgência e Emergência (SUE) 24 horas
- Formação Interna da Rede “Trabalhando Urgência e Emergência”, destinada exclusivamente a funcionários de Unidades de Saúde do Município e do Serviço e Urgência e Emergência (SUE) 24 horas.

9h – Escola Municipal de Ensino Fundamental Instituto Bahai
- Apresentação da Peça ‘Trânsito: Compromisso de Todos’ feita por mães de alunos.

10h - Caminhada pelos bairros Vila Branca e Bonsucesso, realizada por alunos das escolas EMEF Instituto Bahai e EMEF Bonsucesso.

27/09 - Palestra aos alunos da EMEF Santa Ana, realizada em dois turnos, às 8h30 e às 13h30.

29/09
13h30 – Teatro do Sesc
Mostra de Vídeos Estudantis (Categoria do II Prêmio Sinaleiro de Educação para o Trânsito)

30/09 - Palestra aos alunos da EMEF Santa Ana, realizada em dois turnos, às 8h30 e às 13h30.

Secretaria Municipal de Trânsito Transporte

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário