quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Câmara debate atuação de motoserviço e mototaxi em Guanambi

 

Terça, 22 de Novembro de 2011

Na sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Guanambi, nesta segunda-feira, 21/11, fez uso da tribuna livre o Sr. Delício Pereira Gomes Júnior, representante do motoserviço de Guanambi, que defendeu a atuação da classe afirmando que há perseguição para com os integrantes do serviço no município, tendo o mesmo sido levado para a delegacia por ter se recusado a retirar seu colete. Cobrou mais respeito e fiscalização em iguais condições com o mototaxi.

Fábio dos Santos, integrante do Sindicato de Educação Federal, defendeu o aumento dos recursos federais destinados à educação através de um plebiscito a ser lançado às 19hs desta terça-feira, dia 22, no Colégio Modelo Luís Eduard Magalhães. Cobrou aumento do piso salarial, melhores condições de trabalho e formação de qualidade.

O escritor José Guimarães convidou para o lançamento do seu livro "Temas Escolares", que será lançado na próxima quarta-feira, dia 23, às 20hrs, no Centro de Cultura de Guanambi. O escritor também agradeceu aos empresários de Guanambi por acreditarem e apoiarem o desenvolvimento de seu trabalho.

No espaço aberto aos vereadores, o presidente da Câamara de Vereadores, Hugo Costa, afirmou que o mercado é dinâmico e é preciso que haja equilíbrio entre o serviço de mototaxi e o de motoserviço. Disse ainda que a Câmara recebeu o projeto de lei que versa sobre a regulamentação da atividade dos mototaxistas e garantiu debater com os demais vereadores para a construção de uma regulamentação firme e eficaz. Hugo Costa falou ainda que não é recomendado deixar o calor político invadir o espaço da discussão de ideias. Registrou sua presença na XVI Semana Acadêmica da UNEB, onde, coincidindo com sua reivindicação, foi anunciada a vinda do curso de medicina para Guanambi, em 2013. Finalizou falando da visita que fez, juntamente com o deputado Arthur Maia, o prefeito Charles Fernandes e vereadores, aos colonos do distrito de Ceraíma.

O vereador Vá Donato falou de sua participação, no dia 19/11, no ato comemorativo dos vinte anos da primeira e única universidade pública de Guanambi - a UNEB, pontuando o empenho do Deputado Arthur Maia, naquela época, para a implantação da faculdade. Falou da reunião com o prefeito Charles Fernandes e vereador Hugo Costa, no qual o prefeito se comprometeu a construir um colégio, realizar asfaltamento, implantação de lâmpadas e placas para as ruas daquele bairro.

Elder Guimarães, falando da reunião que participou com os colonos do núcleo de Ceraíma, discutindo as transformações daquele perímetro nos últimos 40 anos. Falou também da visita de representantes da CODEVASF à Adutora do Algodão, elogiando os avanços da atuação da instituição na região. Elogiou obras do Governo Federal à região e pontuou que espera que a richa entre o serviço de mototaxi e motoserviço seja superada em Guanambi.

O vereador Carlos Jackson (Loló) iniciou sua fala parabenizando a organização do desfile realizado em pelos colégios do distrito de Mutans. Falou do quanto moradores da Zona Rural tem agradecido ao Governo do Estado e ao Prefeito Charles Fernandes pela realização das obras para implantação de caixas d'água, o que tem melhorado a qualidade de vida dos moradores. Aos motoboys, recomendou que os mesmos procurem o prefeito e o Departamento de Trânsito para fazer valer o direito de cada um pelo trabalho.

A vereadora Eponina Gomes falou da recente vinda de integrantes do corpo de bombeiros a Guanambi para uma reunião com o prefeito, frisando que é de sua autoria o pleito para vinda do serviço para o município, bem como sua solicitação para instalação de uma Delegacia da Mulher, Colégio Militar e melhorias no aeroporto. A vereadora também defendeu a paz entre os motoboys e mototaxistas.

O vereador José Carlos (Latinha) registrou sua participação em sete plenárias da XVI Semana Acadêmica da UNEB, falando também dos vinte anos do curso de Pedagogia. Defendeu a votação no plebiscito para pleitear aumento dos 10% de recursos Federais para a educação e disse que em seu mandato, contribuirá através do seu papel de fiscalizar, propor leis e projetos e não abrir mão do direito de acompanhar as obras públicas. Finalizou elogiando a CODEVASF e citando os planos para instalação de sessenta mil cisternas pela instituição.

Vítor Bonfim informou que esteve, em Salvador, com o Deputado João Bonfim, prefeito Charles Fernandes e secretários em audiências com o Governo do Estado para viabilização de melhorias para o município, a exemplo da construção da nova biblioteca, construção de quadra no bairro São Francisco, ligação do distrito de Morrinhos à BR 030 e demais obras.

O vereador Adão Oliveira elogiou o trabalho desenvolvido pelos motoboys em Guanambi e agradeceu ao prefeito Charles Fernandes pelo cascalho colocado na estrada de Capoeira Queimada.

O vereador Péricles Carvalho solicitou que a prefeitura execute trabalho de melhoria na infraestrutura da Av. Beneval Boa Sorte, tendo em vista que a mesma é frequentada por diversas pessoas que fazem caminhadas e precisam de melhores condições para a prática da atividade física.

Edilmar Ladeia (Nenzinho) questionou o motivo pelo qual Guanambi não dispõe de meios pra suportar a demanda para emissão de carteira de identidade, afirmando que é uma "vergonha" a atual situação, que obriga pessoas a se deslocarem para outras cidades a fim de emitir o documento. Nenzinho também afirmou que é preciso mais harmonia entre os serviços de transporte de encomendas e passageiros.

O vereador Agostinho Lira parabenizou o escritor José Guimarães pelo trabalho realizado. Disse também que acha importante a vinda do curso de Medicina para a UNEB, mas se preocupa com a falta de professores ocasionada em outros cursos. Afirmou que não concorda com a ação judicial para remoção dos moradores das margens da barragem de Ceraíma, sugerindo medidas alternativas para contornar a situação. Sobre os motoboys, Agostinho disse discordar com o desvio de funções. Segundo ele, mototaxistas só devem transportar passageiros, e motoboys, encomendas.

Por fim, o vereador Ruy Azevedo afirmou que não se arrepende de ter impetrado, juntamente com o vereador Hugo Costa, a ação para proteção das margens da barragem de Ceraíma, uma vez que agrotóxicos estão sendo depositados na barragem, o que pode trazer consequências danosas à saúde dos que consomem a água. Disse ainda do avanços do Brasil, atualmente posicionado como sexta maior economia do mundo, destacando ainda o aumento do salário mínimo para R$ 622,73.



NOTÍCIAS RELACIONADAS

Comentários:

.1

Terça, 22 de Novembro de 2011 | 08:46

Danilson Costa

Sabe qual é o certo a respeito motoserviço e mototaxi em Guanambi!!!
"2 opções":
1ª Criar um orgão Responsavel e liberar coletes p/ quem quer trabalhar e não ficarem escolhendo quem vai ganhar coletes!!! (Lembrando q beneficia muita gente envolvida q pega coletes novos e depois vendem)
2º Acabar de uma vez (motivo):Pessoas e motos incapacitadas a transitarem e não são investigadas!

.2

Terça, 22 de Novembro de 2011 | 11:09

César

Excelente notícia a vinda do curso de Medicina para a UNEB em Guanambi agora precisamos que o Instituto Federal implante cursos na área de Engenharia porque há uma grande demanda na área e a falta de profissionais impede o desenvolvimento de nossa região.

.3

Terça, 22 de Novembro de 2011 | 17:23

Juliane Azevedo

....Deixaram de dizer quem trouxe a UNEB para gbi foi Nilo Coelho, sendo contra a própria reitoria da Uneb em Salvador, quando dizia q Gbi n tinha cidade.
Só lembrete!

.4

Terça, 22 de Novembro de 2011 | 21:47

cristiane santos

todos tem direito de trabalhar, se nos temos nosso dinheiro temos que escolhermos com quem
queremos andar, na minha preferençia quero andar com os motos serviso pois andão com responsibilidades ,e nao com pressa de ganhar mais dinheiro, como os moto taxis que andão voando nao ta nem ai com os passageiros, e todos devem trabalhar, e o colete é uma farda de trabalho na minha opinião nao devem tirar os coletes devem lutar e vencerem como os verdadeiros vencedores.torso muito por vcs vou andar sempre com todos os motos serviço.

 

Deixar um comentário

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário