quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Realidades e perspectivas dos motociclistas em debate na Semana Nacional do Trânsito

Um amplo painel da realidade dos motociclistas abriu o seminário Motociclistas em Debate, promovido pelo Detran/RS na quinta-feira (22) desta Semana Nacional do Trânsito. O evento marcou o lançamento do Guia do Motociclista, que será utilizado no Curso de Pilotagem Consciente sobre Duas Rodas e já está disponível para download no site do Detran/RS (www.detran.rs.gov.br).
Durante a manhã, no painel intitulado Motociclista: realidade e perspectivas, o Diretor Executivo da Abraciclo, Moacyr Alberto Paes, e o Coordenador da Comissão Segurança Viaria da entidade, Wilson Kenji Yasuda, apresentaram estatísticas nacionais sobre a frota de motocicletas e apontaram soluções para garantir maior segurança aos motociclistas. As estatísticas regionais foram apresentadas pelo Coordenador da Assessoria Técnica do Detran/RS, Cristiano Lemke. Técnicos da Autarquia abordaram ainda a cultura e identidade dos motoboys, comportamento do motociclista e da sociedade em relação ao motociclista, e a formação desses condutores. Para finalizar, o instrutor de direção defensiva, Cap. Oscar Neto, falou sobre as técnicas de pilotagem segura e estratégias de trânsito para os motociclistas presentes.
Na abertura oficial, o Presidente do Detran/RS Alessandro Barcellos, trouxe algumas estatísticas importantes sobre o crescimento da frota gaúcha de motocicletas e do número de condutores habilitados; e alguns dados alarmantes, como o salto de 10% nos acidentes fatais com motocicletas de 2010 para 2011. “Os dados estatísticos nos ajudam a estabelecer prioridades. Não é por nada que estamos realizando esse seminário”.
O Governador em exercício Beto Grill, que também é coordenador do Comitê Estadual de Mobilização pela Segurança no Trânsito lembrou o trágico final de semana passada, que registrou 28 mortos no trânsito: “Os números nos deixaram apreensivos porque vínhamos apontando uma redução. No entanto, tenho certeza que não fosse a mobilização que estamos vendo no Estado, os números seriam maiores. Este é um processo, precisamos avançar, mas é notório que já temos uma mudança de ambiente”.
Também estiveram presentes na cerimônia de abertura a Secretária da Administração e dos Recursos Humanos, Stela Farias; o Presidente Cetran/RS, Jaime Pereira; o deputado Daniel Bordignon, representando a AL; e o Presidente do Sindimoto, Valter Ferreira.
Publicada em 22/09/2011, às 17h47min

Nenhum comentário:

Postar um comentário