quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Presidente da AL recebe homenagem de mototaxistas

 

 

Presidente Moisés Souza, enalteceu a importância do serviço para a população e a geração de empregos

Da Redação

O presidente da Assembleia Le-gislativa (AL) do Estado do Amapá, deputado Moisés Souza (PSC), foi homenageado na tarde desta terça-feira (27) pelos mototaxistas pela passagem do dia da categoria comemorado no dia 25 deste mês. Durante o chá da tarde que aconteceu no Salão Nobre da Casa e oferecido pelos mototaxistas, Moisés Souza recebeu uma placa de agradecimentos pelo serviço no Estado.

Segundo o presidente do sindicato dos Trabalhadores Mototaxistas do Estado do Amapá (STMTA), Geraldo Souza, a profissão foi regulamentada através da Lei 12.009/2009, pelo então Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, garantindo o exercício das atividades dos profissionais em transporte de passageiros, "mototaxista", em entrega de mercadorias e em serviço comunitário de rua, e "motoboy", com o uso de motocicleta.

O presidente Moisés Souza, enalteceu a importância do serviço para a população e a geração de empregos. Segundo estimativas da categoria, existem hoje no país 500 mil profissionais em atividade em 3.500 municípios, mas, com a lei, o número deve dobrar. No Estado do Amapá, conforme o presidente do Sindicato dos Mototaxistas em Motoboys do Município de Macapá (Sidmotomac), Kleber Palmerim, em Macapá existe 1.578 motos legalizadas.

O serviço já está disponível nos municípios de Oiapoque e Laranjal do Jari, ambos com 200 motos, Pedra Branca e Serra do Navio, com 40 motos cada e Porto Grande com 39 veículos. "O município de Santana ainda depende de acerto com a Câmara de Vereadores", informou.

Para os sindicatos, a maior preocupação está na fiscalização por parte dos órgãos gerenciadores, garantindo os direitos dos trabalhadores. "Hoje a maioria dos acidentes com motos são provocados pelos clandestinos, sem contar o índice de assaltos onde são utilizados motos", Geraldo Souza.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário