terça-feira, 20 de setembro de 2011

Decreto estabelece metas e diretrizes para a educação no trânsito

Redação do DIARIODEPERNAMBUCO.COM.BR
20/09/2011 07h30 Recife


Dentro da programação da Semana Nacional de Trânsito, o prefeito João da Costa assina, no final da manhã de hoje, um decreto criando uma série de metas e diretrizes, estratégias voltadas à educação para o trânsito que devem ser implantadas na cidade. A solenidade acontece na sede da prefeitura, no Cais do Apolo.

Às 14h, na Escola Pública de Trânsito, na sede do Detran será apresentado o resultado da pesquisa “Consumo de Álcool e os acidentes de trânsito”, que abordou a associação entre o consumo de álcool e vítimas do trânsito nas regiões brasileiras (incluindo Recife) em parceria com o Ministério da Saúde. A palestrante será Ana Gloria Melcop, coordenadora do Centro de Prevenção às Dependências (CPD) e coordenadora geral da pesquisa.

Entre os dias 20 e 22, os agentes do Detran promovem blitze diurnas e noturnas com enfoque na alcoolemia e regras de conduta no trânsito. Este ano, a campanha que visa sensibilizar a sociedade para os perigos que rondam vias urbanas e rodovias trazem o tema a Década de Ações para a Segurança Viária, movimento proposto pela ONU e que visa reduzir pela metade o número de vítimas fatais no trânsito mundial, que hoje gira em torno de 1,3 milhão por ano.

Confira o restante da programação:

Quarta-feira (21)
Das 15h às 15h30, a presidenta da CTTU, Maria de Pompéia Pessoa, participa de uma twitcam ao vivo onde vai responder perguntas dos internautas e detalhar sobre as ações do Plano Municipal de Educação para o Trânsito.

Prefeitura e a Associação Pernambucana de Shoppings Centers (APESCE) lançam uma campanha educativa para conscientização da população a respeito da correta utilização das vagas de estacionamento especiais para idosos e pessoas com deficiência.

Sexta-feira (23)
Exposição no Foyer do teatro Luiz Mendonça (Parque Dona Lindu), às 9h, com resgate de fotos, fatos e textos que contam a história do trânsito pernambucano. Intitulada de
Caixa da Década de Trânsito de Pernambuco, a mostra traz ainda diversas estatísticas do ano de 2011, início da Década Mundial do Trânsito Seguro. A caixa deverá ser reaberta em alguns anos.

Às 9h30, no interior do mesmo teatro, será aberto o VII Seminário de Educação de Trânsito com os palestrantes: Diza Gonzaga - Arquiteta gaúcha, fundadora da Fundação Thiago de Moraes Gonzaga/ Vida Urgente e Eduardo Biavati - mestre em Sociologia, especialista em Segurança no Trânsito e Membro Titular da Câmara Temática de Educação e Cidadania do CONTRAN. As inscrições são gratuitas pelo WWW.detran.pe.gov.br

Também nesta sexta, 20 estandes - entre 13 escolas, CFCs, entidades credenciadas (SEST/ SENAT), Abraciclo, BPTRan, BPRv, Corpo de Bombeiros, Secretarias de Governo e Ônibus itinerante de informática da PCR - participam da XI Feira de Educação de Trânsito. O evento acontece até o próximo dia 25, das 12h às 18h, no Parque Dona Lindu.

Sábado (24)
A CTTU realiza o disciplinamento de uma importante via do bairro da Madalena, a Rua José Osório, corredor que liga a Avenida Beira-Rio e a Rua Real da Torre até a Caxangá. Será proibido o estacionamento no lado direito da José Osório, no sentido Beira-Rio/Caxangá. O disciplinamento da via será realizado com a manutenção e instalação de nova sinalização horizontal (pintura) e vertical (placas). Também na Rua José Osório, o estacionamento será proibido nos dois lados no trecho em que a via é mão-dupla, localizado entre a Rua Demócrito de Souza Filho e a Beira-Rio. A operação foi acordada após reuniões com os proprietários de concessionárias da José Osório.

Domingo (25)
Passeio Ciclístico BPTran/ DETRAN, às 8h saindo do quartel do Derby
Roteiro: Quartel do Comando Geral; Palácio do Campo das Princesas, Teatro de Santa Isabel, Tribunal de Justiça de Pernambuco, Assembleia Legislativa de Pernambuco, Casa da Cultura, Bairro do Recife. As inscrições serão feitas mediante a doação de 2 kg de alimento não-perecível no Quartel do Derby a partir do dia 19 em horário comercial. Os participantes receberão kit com camiseta e material educativo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário