quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Ciclistas se reúnem em prol da redução dos acidentes de trânsito

26/09/2011 09:09 - Umbelina Costa




Gustavo Sá - Detran-TO



[Mais Fotos]





Cerca de 200 ciclistas de Palmas, de todas as faixas etárias, percorreram um trajeto de 9 km, na manhã deste sábado, 24, em alusão à Semana Nacional de Trânsito. O “Passeio Ciclístico pela Vida”, integrante da programação da Semana Sest/Senat de Educação para o Trânsito – Valorize a Vida, teve como meta cooperar para a redução dos índices de acidentes de trânsito em Palmas e no Tocantins.

A ação foi promovida pelo Serviço Social do Transporte e pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Sest/Senat), em parceria com o Detran-TO, Secretaria Municipal de Segurança, Trânsito e Transporte (SMSTT), Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Federação Tocantinense de Ciclismo e Saneatins.

Os atletas, que partiram às 8h da Praça dos Girassóis, passando pelas avenidas Teotônio Segurado, LO-03, NS-02 e JK e pela TO-050, foram ladeados por carros de apoio, como uma ambulância da Secretaria Estadual de Saúde e um caminhão do Exército. Agentes de trânsito de Palmas e a Polícia Militar, em viaturas, davam agilidade ao trânsito e faziam a segurança dos ciclistas. Um carro de som, disponibilizado por uma loja de móveis, divulgava a ação durante o percurso.

Ao chegarem ao Sest/Senat, na TO-050, os ciclistas foram recebidos com lanche leve, composto por salada de frutas e suco. Houve alongamento e foram passadas instruções de segurança para a condução da bicicleta, feitas pelo instrutor de trânsito da entidade, Felipe Muniz. Todos os participantes ganharam um kit contendo camiseta, sacola de lixo para carro, garrafa para água e material educativo com dicas de educação para o trânsito.

“Esta ação é interessante por ser um meio de conscientizar os condutores sobre a importância de um trânsito seguro. Estamos aqui para chamar a atenção de todos para a responsabilidade de cada um na condução de veículos em quaisquer lugares”, destacou o ciclista Paulo César Costa.

Conforme o diretor do Sest/Senat em Palmas, Emerson Nunes de Castro, há anos o órgão realiza atividades em referência à Semana Nacional de Trânsito, levando os condutores à reflexão e mobilizando os cidadãos para uma convivência pacífica no trânsito.

Dicas

Conforme o Artigo 96 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) a bicicleta é um veículo de propulsão humana para um passageiro. No Artigo 105 do CTB constam os equipamentos de segurança que devem ser utilizados pelo condutor: campainha, sinalização noturna dianteira, traseira, lateral e nos pedais e espelho retrovisor do lado esquerdo.

Os ciclistas devem usar o capacete, roupas claras com material reflexivo, retrovisor e campainha; trafegar em ciclovias e ciclofaixas – onde não existir, pedalar próximo ao meio-fio; trafegar sempre no mesmo sentido dos veículos; não pegar carona na traseira de veículos; quando estiver em grupo, seguir sempre em fila única; sinalizar com os braços quando for mudar de direção; descer da bicicleta ao atravessar pela faixa de pedestre.

Semana Nacional

A Semana, que teve como tema a Década de Ação pela Segurança no Trânsito (2011-2020), idealizada pela Organização das Nações Unidas (ONU) com a finalidade de diminuir a mortalidade e o número de feridos graves no trânsito. No Estado, a programação teve à frente o Detran-TO, junto a diversos órgão e entidades parceiras. As ações se iniciaram dia 18 e foram finalizadas dia 25.

Nenhum comentário:

Postar um comentário