terça-feira, 13 de setembro de 2011

Campanha da Urbes foca a prevenção ao uso do cerol

Motos e equipamentos de segurança também são destaques

Crianças recebem orientações sobre trânsito e sobre o uso do cerol - Por: Luiz Setti
Mais fotos...

Notícia publicada na edição de 13/09/2011 do Jornal Cruzeiro do Sul, na página 4 do caderno A - o conteúdo da edição impressa na internet é atualizado diariamente após as 12h.
A Semana Nacional de Trânsito começa no próximo domingo (dia 18), mas a Urbes - Trânsito e Transporte antecipou o inicio dos trabalhos com a prevenção ao uso de cerol, como foco das atividades educacionais desenvolvidas para o público infantil, desde ontem no Shopping Villàggio. Até dia o 18, cerca de 500 estudantes, de 7 a 10 anos, vão passar pelos estandes onde profissionais da Guarda Municipal, Corpo de Bombeiros, Policia Rodoviária e Sest/Senat darão orientações sobre segurança no trânsito. A ação também abrange o público adulto, que pode obter informações sobre o uso correto da cadeirinha infantil para automóveis e de equipamentos de segurança para motocicletas. Com o objetivo de diminuir o número de acidentes com motos, também foi lançada a campanha "Motociclista, o seu maior desafio é viver!".

As atividades da semana começam, oficialmente, no domingo com uma exposição fotográfica na Via Viva e seguem com uma corrida intermodal (modalidade que inclui diversos tipos de veículos) na segunda-feira (dia 19). Na terça-feira (dia 20), o destaque é para a maratona de 24h de ciclismo, enquanto que na sexta-feira um simpósio sobre motociclistas será realizado na Fundação Ubaldino do Amaral (FUA). O encerramento será domingo com um "Megapedala". Na "mini-cidade" montada no shopping os estudantes têm a oportunidade de reconhecer os sinais de trânsito. "São esses ícones que irão garantir a segurança dessas crianças", explica Roberta Bernardi, gerente de Educação e Trânsito da Urbes. De acordo com ela, as informações mais importantes para crianças dessa faixa etária são relacionadas ao comportamento dentro dos automóveis, o uso de cerol ao soltar pipas e o significado das sinalizações. O passeio de bicicleta na cidade simulando situações do trânsito despertou a atenção de Ryan da Silva, 6 anos, estudante da 1.ª série da Escola Municipal Ignês Figueiredo Deluno: "Foi a parte que mais gostei", revela o menino.

Ainda dentro da programação da semana, as guardas municipais Maria Regina de Faria e Maria Inês Figueiredo, através do teatro, do canto e da música, ajudam a levar a mensagem de conscientização para os alunos. "Desenvolvi esse teatro por causa da grande quantidade de acidentes com cerol que ocorrem", conta Maria Regina. O aluno da 1.ª série, Antônio Rodrigues, 6 anos, conta que gostou do espetáculo educativo: "Aprendi que não pode soltar pipa com cerol, gostei muito do teatrinho". A professora Daniele Porti, que acompanhou uma turma de 1ª série, observou que as crianças se animaram com as brincadeiras. "É muito legal, eles tem a oportunidade de falar o que já sabem e aprender mais", conclui a professora. "Agora sei um monte de coisas sobre o trânsito", relatou a estudante Ingrid Caroline Ribeiro, 6 anos, da 1.ª série.

As visitas escolares ocorrem das 10h às 18h e os pais podem levar seus filhos para participar das atividades mesmo que eles não tenham sido inscritos no roteiro. O público que passar pelo shopping pode conferir, ainda, uma exposição de motos da Polícia Rodoviária e da Guarda Municipal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário