sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Associação Piauiense de Educação no Trânsito oferece propostas que podem melhorar o trânsito nos municípios

A Apetrans também disponibiliza um trabalho de elaboração de projetos de trânsito para que as prefeituras encaminhem para o Ministério da Saúde ou Ministério da Educação e Cultura e possam receber verbas federais para a o trânsito de sua cidade


por Thamyres Sousa - Portal APPM

A Associação Piauiense de Educação no Trânsito (APETRANS) disponibiliza para os municípios piauienses quatro propostas que podem melhorar o trânsito nos municípios. As propostas contemplam várias faixas etárias e recentemente foram realizadas no município de Elesbão Veloso. Os moradores participaram de palestras, gincanas , sorteios de capacetes e de habilitações .

A APETRANS trabalha com quatro projetos: O projeto Motociclista Seguro, Trânsito sem Acidente direcionado para motociclistas,a Gincana do Trânsito voltada para adolescentes , a palestra lúdica com as crianças e o curso de capacitação em educação para o trânsito para funcionários da cidade.

No Projeto Motociclista Seguro, Trânsito sem Acidente, os participantes assistem teatro de fantoches, demonstrações de primeiros socorros e apresentações com slides em que a equipe debate assuntos de interesse do motociclista como postura no trânsito, o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e maneiras de se evitar acidentes. Os motociclistas que participam do curso recebem no final da carga-horária um certificado de 4 horas de participação .

Para o Presidente da APETRANS e Instrutor de Trânsito Ricardo Borges, a proposta é inovadora, pois educa o motociclista e motiva a interação com outras pessoas que não puderam participar do curso .

A segunda proposta é direcionada ao público adolescente,do 6° ao 9° ano do fundamental,que é a gincana do trânsito . As atividades são realizadas em um labirinto gigante e os adolescentes respondem perguntas com alternativas e observam ilustrações. "Fazemos a gincana , inicialmente, na escola para selecionar uma equipe que depois irá disputar com outras escolas do município . Fizemos esse trabalho em Elesbão Veloso e obtivemos excelentes resultados, a comunidade foi bem capacitada, participou ativamente e no final da gincana os alunos receberam premiações troféus, medalhas e pontos em algumas disciplinas”, comenta Ricardo.

Para reforçar o cuidado em relação ao trânsito desde as fases iniciais, a Apetrans também desenvolve junto às crianças palestras lúdicas com jogos do certo ou errado, em que são utilizadas imagens de crianças para que elas criem uma identidade e entendam as figuras . No final das atividades elas são contempladas com o jogo dos 7 erros e um desenho para colorir.



Primeira-dama de Elesbão Veloso entrega certificados de capacitação (Foto: Divulgação)Os servidores municipais e estaduais da cidade podem participar da quarta proposta que é um curso de capacitação em educação para o trânsito. As pessoas que participam recebem um certificado de 20 horas da APETRANS com a prefeitura.














Os municípios interessados devem entrar em contato através dos telefones: 9950-5443 e 9445-4199 ou e-mail apetrans.pi@gmail.com. E através do blog www.apetrans.blogspot.com.

A APETRANS também disponibiliza um trabalho de elaboração de projetos de trânsito para que as prefeituras encaminhem para o Ministério da Saúde ou Ministério da Educação e Cultura e possam receber verbas federais para a o trânsito de sua cidade.




Fonte: Portal APPM Editor: Thamyres Sousa

Nenhum comentário:

Postar um comentário